adjetivo Que ultrapassa os limites normais de; superior: criatividade transcendente. Que excede ou vai além da natureza física, concreta das coisas; metafísico: divindades transcendentes. De teor elevado em relação às ideias ou aos conhecimentos comuns: arte transcendente.
Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude. ...
Transcendência (do latim transcēndo, is, di, sum, ĕre: 'passar subindo, atravessar, ultrapassar, transpor') é um termo que, em filosofia, pode conduzir a três diferentes - embora relacionados - significados, todos eles originários da raiz latina que significa 'ascender' ou 'indo além', sendo um significado oriundo da ...
Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.
Transcendente é um adjetivo que demonstra algo que não é comum, que está além dos limites convencionais ou que é considerado superior. ... É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.
Resposta. Resposta: Em Gênesis 1, Moisés descreve Deus como um ser TRANSCENDENTE,majestoso, imponente, grandioso, totalmente diferente das coisas criadas, um poderoso organizador cósmico.
No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável. crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. ... Se relaciona com a crença na existência de um Deus transcendente, como acredita a Gnose.
Jung define a função transcendente como a "união de conteúdos conscientes e inconscientes", "a reconciliação" dos pares de opostos, e a partir dessa reconciliação uma nova coisa é sempre criada, uma nova coisa é realizada.
No estudo da metafísica, transcendente se refere ao divino ou a princípios que estão além da realidade mais óbvia e questionável. É muito comum que se use o termo transcendente para fazer referência à crenças ou o que é considerado divino ou ligado a Deus. Nesse caso transcendente está fora do mundo material.
A fé é um dos elementos mais importantes em toda a pré-historia, período axial, idade média, modernidade e pós-modernidade. A fé é o transcendente da pré-historia pois ela pressupõe a esperança e o acreditar mesmo sem provas concretas, sem que haja logica humana voltada para algo, como ocorre nas religiões.
Resposta. Resposta: Que excede os limites normais; superior, sublime.
O que é Transcendência: A transcendência trata-se daquilo que está além do mundo material, refere-se aos fenômenos de natureza metafísica. Tem origem na palavra latina "trancendere", que significa ultrapassar.
Na realidade, a religião ocupa um lugar de identificação social e influência política. Isso acontece porque os indivíduos frequentam certos tipos de religião porque se identificam com as regras e normas presentes nas doutrinas. Hoje em dia, essa é mistura (de religião e política) é considerada positiva e negativa.
As crenças religiosas ajudam os seres humanos a se organizar e dar sentido a suas vidas. E em todas as culturas, e até mesmo entre ateus, os rituais podem ajudar a pontuar eventos importantes da vida.
De qualquer forma, a fé acaba por ter um papel significativo na formação do ser humano e para a sociedade. ... A religião – no sentido como em geral a compreendemos hoje – é uma construção cultural milenar importante na estruturação da vida coletiva das diversas sociedades humanas.
Em relação à promoção da saúde destacam-se alguns aspectos para os quais a pertença e a prática religiosa podem contribuir: a melhora da saúde física e da saúde mental de pessoas encarceradas e o aumento da qualidade de vida e do bem-estar comunitário de populações expostas à violência.
A espiritualidade transcende o ego e valoriza todas as religiões que promovem a vida e o bem. A religião provoca devoção; a espiritualidade, meditação. A religião promete a vida eterna; a espiritualidade a antecipa. Na religião, Deus, por vezes, é um conceito; na espiritualidade, experiência inefável.
A espiritualidade reforça na pessoa, em primeiro lugar, a confiança nas energias regenerativas da vida, na competência do médico e no cuidado diligente da enfermeira. ... Pertence também ao mundo espiritual a esperança imorredoura de que a vida não termina na morte, mas se transfigura através dela.
A religião hindu é a principal da Índia, além disso, rege toda a organização estrutural da sociedade, estabelecendo divisões de classes. A divisão é definida a partir da hereditariedade, as castas correspondem a uma parcela de pessoas e famílias que se diferenciam por meio da condição social.
Todos os conceitos de religião estão vinculados à manifestação de atos de culto, de ritos e de outras formas de expressão religiosa, enquanto a espiritualidade é compreendida como uma dimensão constitutiva humana, caracterizada pela intimidade do ser humano com algo maior.
Entre religiões monoteístas, o padrão de correlação entre religiosidade e valores apresenta-se de forma consistente: pessoas comprometidas com grupos religiosos atribuem maior importância a valores que expressam evitação de incertezas e menor importância a valores que expressam desejos hedonistas e independência.
Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.
Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.