Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. Na Europa, o período que antecedeu ao modernismo foi marcado pela tensão política entre os países imperialistas e pelo surgimento dos movimentos de vanguarda.
Autores e Obras do Pré-Modernismo
Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
Com a obra, Euclides da Cunha pretendia não apenas contar o que presenciara no sertão, mas munido das teorias científicas vigentes – determinismo, positivismo e conhecimentos de sociologia e geografia natural e humana. – pretendia também compreender e explicar o fenômeno cientificamente.
Além de renomado escritor das áreas do jornalismo e da literatura, Euclides da Cunha foi um analista das práticas sociais, como a que fez em seu livro Os Sertões a respeito do sertão, do sertanejo e do conflito ocorrido no Arraial de Belo Monte, mais conhecido como Guerra de Canudos.
Euclides da Cunha (Bahia)
Euclides da Cunha teve formação técnica na área de engenharia, fato que o levou a travar contato com grandes obras de filosofia positivista e cientificista, como boa parte da intelectualidade brasileira daquela época travou. O cientificismo deu tons decisivos na compreensão que Euclides da Cunha teve de seu país.
Trata-se de um relato histórico mesclado à literatura, posto que Euclides foi convidado pelo Jornal Estado de São Paulo para cobrir a guerra no Arraial de Canudos e nesse momento, surgiu sua obra. ...
Resposta. euclides de cunha critica o nacionalismo exacerbado da populaçao litoranea que,nao enxergando a realidade da quela sociedade mestica, produzida pelo deserto, agiu as segas e ferozmente, cometendo um crime contra si propia;o que é o grande tema de os sertoes.