Sincondroses: Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio).
Uma sínfise é um tipo de articulação permanente, do tipo anfiartrose, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação. ... Sínfise púbica (entre os púbis no osso da cintura pélvica); Sínfise manúbrio-esternal (entre o manúbrio e o corpo do esterno);
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
Significado de Costovertebral adjetivo masculino e feminino [Anatomia] Relativo ou pertencente a uma costela e a uma vértebra; intervertebrocostal.
Significado de Esternocostal adjetivo masculino e feminino [Anatomia] 1 Relativo ou pertencente ao esterno e às costelas. Situado entre o esterno e as costelas.
Por todo o esterno existem incisuras devido às relações com determinadas estruturas. No manúbrio observe a incisura jugular (é superior e possui relação com a veia jugular do pescoço), incisura clavicular (são duas e recebe a clavícula, porção medial para articular) e incisura costal I (são duas e recebe a 1ª costela).
Osso longo que faz parte da caixa torácica. Existem doze costelas de cada lado do tórax, ligadas anteriormente ao esterno pelas respetivas cartilagens e, posteriormente, às vértebras.
O osso esterno pode ser dividido em três partes, manúbrio do esterno, corpo do esterno e processo xifoide.
As costelas são ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o esterno, ao qual se unem através das cartilagens costais. No ser humano, há doze de cada lado (sendo que o número é variável com a espécie animal).
Esterno e as costelas são os ossos da caixa torácica (8 estruturas). Situados entre cada duas costelas adjacentes estão espaços anatômicos chamados de espaços intercostais. Há onze no total, cada um contendo três músculos intercostais (externo, interno e íntimo) além do feixe intercostal neurovascular.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.
No geral, as causas mais comuns de dor torácica são: Doenças na região das costelas, cartilagem das costelas, músculos peitorais (dor musculoesquelética das paredes do tórax) ou dos nervos localizados no tórax. Inflamação da membrana que envolve os pulmões (pleurite)