EQST

O Que Levantamento Epidemiolgico Odontologia?

O que é Levantamento Epidemiológico odontologia?

Levantamentos epidemiológicos em saúde bucal são definidos como estudos que fornecem informações básicas sobre a situação de saúde bucal e/ou sobre as necessidades de tratamento odontológico de uma população, em um determinado tempo e local.

Como calcular o índice periodontal comunitário?

O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.

Como fazer o cálculo do Índice de placa?

O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.

O que é o índice ceo?

Assim, o índice ceo-d é o correspondente ao CPO-D em relação à dentição decídua, mas inclui só os dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o), excluindo os extraídos devido às dificuldades em separar os que o foram por causa de cárie dos perdidos pelo processo natural de esfoliação dentária.

Quais são as idades consideradas para aferir o CPI e o PIP?

5.EXAME PERIODONTAL EM LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS A condição periodontal é avaliada com a utilização de três indicadores: os índices CPI, para as idades de 12, 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos, PIP, para 35-44 e 65-74 anos e uma verificação de alterações gengivais (AG) na idade de 5 anos.

E mais importante cuidar dos dentes de leite ou dos permanentes?

Os dentes de leite precisam ser muito bem cuidados assim como os permanentes, porque embora sejam substituídos, sua saúde impacta a dos seus sucessores. Portanto, é fundamental dar suporte para as crianças até que aprendam a se cuidarem sozinhas, pois assim terão mais qualidade de vida agora e no futuro.

Qual é a principal diferença entre dente de leite é permanente?

A dentição infantil é comumente chamada de dentes de leite. Essa denominação surgiu por conta da cor dessas estruturas apresentarem uma cor mais branca, como a do leite. Esses dentes são menores, se comparados aos permanentes, e possuem raízes mais longas. Nessa dentição ainda não há os pré-molares e sisos.

Porque devemos cuidar do dente de leite?

Os cuidados com os dentes de leite são necessários ainda pela função de preparo para chegada dos permanentes. Eles mantêm o espaço para o posicionamento correto dos dentes definitivos e evitam problemas estéticos no futuro.

Porque é importante cuidar bem dos dentes?

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

Como fortalecer os dentes de leite?

Os melhores lanches são o queijo, por não possuir açúcar e por neutralizar a acidez de outros alimentos, as frutas fibrosas e crocantes, como a maçã e as peras, por necessitarem maior tempo de mastigação e estimularem a salivação, e os vegetais, principalmente a cenoura e o aipo, já que ajudam a limpar os dentes.

Qual a importância dos dentes decíduos?

O dente de leite serve como uma diretriz para o nascimento dos permanentes. Ele garante o espaço necessário, estimulam o crescimento dos ossos da face, além de várias outras funções. Alguns dentes de leite só caem depois dos dez anos de idade.

O que é tratamento endodôntico em dente decíduo?

A terapia endodôntica em dentes decíduos pode ser conservadora ou radical, variando conforme a gravidade da lesão, seja ela traumática ou biológica. Devem ser levados em consideração uma anamnese bem executada e a partir de suspeita de comprometimento pulpar devem ser realizados exame clínico e radiográfico.

O que é um dente decíduo?

Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes. Comparados aos dentes permanentes, as raízes do primeiro conjunto de dentes são mais curtas e finas, para que esses dentes possam caiam.

Como se faz uma endodontia?

Para a realização do tratamento endodôntico, precisamos realizar previamente o correto diagnostico e logo após iniciar o plano de tratamento.

  1. Diagnóstico e plano de tratamento.
  2. Raio-X inicial com posicionador (Medir o CAD)
  3. Anestesia e isolamento absoluto do dente a ser tratado.