As cartas de recomendação profissional são um tipo de documento ao qual os antigos empregadores atestam as qualidades profissionais e pessoais de um ex funcionário e o recomenda para quem tiver interesse. Esta carta poderá ser feita pelo departamento pessoal, diretor, gerente ou mesmo chefe imediato.
O que deve fazer parte de um modelo de carta de referência
Como pedir uma carta de recomendação? É importante pedir com antecedência a alguém que conheça bem o seu trabalho ou o seu histórico acadêmico. Se você puder fazer o pedido ao vivo, é interessante aproveitar a oportunidade. Mas se for pedir a alguém muito ocupado, um e-mail pode ser melhor.
A carta de referência profissional é o documento por meio do qual o empregador - seja ele pessoa física (particular) ou pessoa jurídica (empresa, associação, etc.) - atesta que determinada pessoa foi sua empregada e indica a sua aptidão para a função por ela ocupada.
Como escrever uma carta de recomendação?
Uma referência pessoal deve ser endereçada ao gerente de contratação, ou a quem a solicitou, e incluir algumas informações específicas. É importante que ela cubra a sua relação com a pessoa indicada e por quanto tempo se conhecem. Também, deve incluir exemplos de seu caráter, personalidade e ética de trabalho.
É necessário colocar as referências profissionais no currículo? Inserir os contatos de referência no currículo não é obrigatório. Mas, você deve ir para a entrevista com alguns nomes e telefones anotados em seu celular, pois é possível que o recrutador peça estas informações.