Principais benefícios da ervilha para a saúde Enquanto as primeiras ajudam a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, as insolúveis auxiliam no funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, essas fibras proporcionam a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso corporal.
Também é rica em carboidratos, proteínas e fibras, que são ótimos para dar energia, manter a massa muscular e ainda colaborar para o funcionamento do intestino. Dentre os nutrientes, destacam-se as vitaminas A, do complexo B e C, além dos mineriais como potássio, cálcio, fósforo, ferro, cobre e enxofre.
Lentilha cozida* – 1 concha méd. *alimentos com ferro não heme: precisa de vitamina C para ser bem absorvido. Como você pode ver, muitos dos alimentos no qual o senso comum acredita serem ricos em ferro (beterraba, feijão, couve, brócolis), na verdade não são.
O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que em outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a valor nutricional é muito superior à das demais leguminosas, porque essas proteínas são melhor aproveitadas pelo corpo.
Baixo valor energético (cerca de 164 kcal por 100g), podendo desempenhar um papel importante no controlo do apetite devido à sua composição com valores elevados de proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta; Elevado teor em fibra (8g por cada 100g de grão cozido).
Sendo fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de várias doenças. Além disso, ele é rico em proteínas, sendo um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
O grão-de-bico ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue por ser um alimento com índice glicêmico baixo (IG) e fonte de fibras e proteínas. Seu consumo retarda a absorção de carboidratos, o que impede os picos de açúcar no sangue, mantendo o nível saudável em pessoas com diabetes tipo 2.
O grão-de-bico pode ser adicionado a sopas de legumes, picadinhos e cozidos de todos os tipos, trazendo mais nutrientes e sabor. Acrescente os grãos cozidos no final do preparo, para que não desmanchem. Acompanha bem carnes de sabor forte, como o cordeiro, em pratos ensopados ou ao forno.
A ingestão diária de 3/4 de xícara de grão-de-bico durante o período de um mês já ajuda a reduzir o teor de colesterol total, LDL (ruim) e triglicérides.
Auxilia no ganho de massa muscular Segundo Thayana, o grão pode ser um bom auxiliar para o ganho de massa, por conter uma excelente quantidade de proteína, além de ferro e amido.
Rico em nutrientes Cada porção de grão-de-bico contém: Calorias: 46. Carboidratos: 8 gramas. Fibra: 2 gramas.
Grão de bico x feijão x lentilha x ervilha A nutricionista explica que feijões devem ser evitados à noite e, em excesso, pois podem produzir desconforto gastrointestinal. Já a lentilha pode ser incluída em uma salada no jantar sem problemas. Elas contêm ainda menor teor de gorduras e vitamina A.
Grão-de-bico. Muito presente na dieta de veganos e vegetarianos, o grão-de-bico também entra nessa lista de alimentos que precisam ficar de molho. O mais indicado é colocar os grãos dentro de uma bacia cheia de água e, então, esperar 12 horas para poder cozinhar de fato.
Acredite se quiser: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico e trigo podem ser consumidos crus. Para experimentar, é só deixar leguminosas e cereais imersos em água, por horas ou mesmo dias a fio, dependendo do grão, em processo de germinação. Quando adquirirem consistência macia, nem precisa aquecer para consumir.
Sabendo disso, é possível responder: comer carboidrato à noite não engorda! Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar, não deve se preocupar com eles e sim com o conjunto. Para quem ainda não está muito convencido, experimente trocar o carboidrato "tradicional" por um de maior qualidade.
Melhor horário para comer carboidratos O melhor horário para queimar carboidratos é entre 9h e 13h. Como menciono nos vídeos, o pico do metabolismo é na hora do almoço, claro. Em contrapartida, o pior horário para comer carboidratos é às 21h. À noite, o corpo não tem uma boa capacidade de metabolizar carboidratos.
Segundo Tereza Cibella, nutricionista da Equilibrium e consultora de nutrição da Adria, acreditava-se que as calorias dos carboidratos não seriam consumidas pelo corpo durante a noite, sendo acumuladas na forma de gordura, porém, essa energia é usada para o funcionamento cerebral e dos órgãos.
Batata doce cozida Os carboidratos ricos em antioxidantes presentes na batata doce aumentam a serotonina, uma substância química do cérebro que desencadeia o relaxamento. Desse modo, o tubérculo é o lanche ideal para quem deseja dormir bem.
Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.
Então, comer batata doce cerca de 40-60 minutos antes do treino é o mais indicado. Dessa forma, ela vai estimular a queima de gordura e diminuir a ocorrência do catabolismo muscular.