1. [ Religião ] Pessoa que fazia sacrifícios às divindades. 3. [Figurado] O que exerce profissão muito honrosa e elevada.
O sumo sacerdote coordenava o culto e os sacrifícios, primeiro no tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, ainda que posteriormente esta norma foi abolida por eventos políticos.
Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. Além de escrever e transmitir as mensagens de Deus, o israelita ou judeu neviim (porta-voz, profeta) muitas vezes encenava parábolas proféticas em sua vida.
A obra de Cristo pode ser entendida com mais profundidade a partir do entendimento dos Seus ofícios – Rei, Profeta e Sacerdote. Os ofícios de Cristo demonstram que Ele é o mediador entre Deus e os homens. Estes títulos são baseados nas figuras do Rei, Profeta e Sacerdote do Antigo Testamento.
A orientação de Samuel parece ter tido grande importância para os israelitas, que o viam tanto como sacerdote e profeta, como juiz e administrador. ... Um dia antes, Deus revelara ao velho profeta que Saul seria ungido rei.
Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.