Basicamente a faringite é causada por infecções bacterianas e virais, sendo esta última a causa mais comum da doença. A maioria dos casos de faringite ocorre durante o inverno, uma vez que o ar está mais seco e as pessoas tendem a se concentrar em ambientes fechados, o que facilita a propagação de microrganismos.
Faringite (CID 10 - J02) é uma infecção respiratória caracterizada pela inflamação da faringe - a parte superior da garganta, que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Os principais sintomas da doença são dor, irritação, coceira e desconforto na região.
Dores de garganta causadas por bactérias são casos de faringite estreptocócica. A bactéria específica responsável pela faringite estreptocócica é a Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), e o CDC observa que esse grupo também causa muitas outras infecções, incluindo a febre reumática e a febre escarlatina.
A doença é transmitida através da fala, tosse, espirro e beijo de pessoas contaminadas com o vírus ou a bactéria.
Tratamento: antibióticos quando for de origem bacteriana; analgésicos ou anti-inflamatórios caso o paciente tenha muita dor ou febre. Também podem ser usados anestésicos locais na forma de spray ou pastilhas.
7 remédios caseiros para dor de garganta
Quais as propriedades As propriedades da Tanchagem incluem sua ação antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.
Ferva 150 mL de água e despeje sobre as folhas na tigela. Cubra com a tampa e deixe abafado até amornar. Coe o chá e pronto! O líquido deve ser guardado na geladeira e consumido em até duas semanas.
Deixe repousar por três minutos. Quando amornar, coe e beba até 3 xícaras por dia. Possíveis efeitos colaterais da tanchagem incluem sonolência, cólica e desidratação.