EQST

O Que O Processo De Glicosilaço?

O que é o processo de glicosilação?

A glicosilação - adição de resíduos de açúcar a uma proteína - no retículo endoplasmático granuloso é mediada por enzimas presentes no lúmen reticular e ocorre de forma co-traducional, ou seja, durante a síntese da proteína pelos ribossomos aderidos à membrana reticular.

Como o complexo de Golgi participa da fecundação?

O aparelho de Golgi desempenha um papel importante na formação dos espermatozoides. Estes contêm bolsas repletas de enzimas digestivas, que irão perfurar as membranas do óvulo e permitir a fecundação.

Qual a relação entre o retículo endoplasmático e complexo Golgiense?

Gabarito: O complexo de Golgi recebe e processa proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. A maioria dessas proteínas formadas no RER pelos ribossomos aderidos a sua membrana externa são incorporadas por carboidratos dentro do retículo formando glicoproteínas.

Qual a relação entre o complexo de Golgi e vesículas Secretórias?

As vesículas secretórias são vacúolos formados por envoltórios liberados do próprio complexo de golgi para fora da célula, ou para alguma outra estrutura importante da célula. Basicamente a vesícula secretora é o meio de transporte que os produtos maturados e secretados pelo complexo de golgi.

Qual a relação que existe entre o Reticulo Endoplasmatico granuloso complexo Golgiense e lisossomos?

o retículo endoplasmático é responsável pela síntese de proteínas, que são enviadas para os dictiossomos (grupo de sacos achatados ou cisternas) sendo identificadas e enviadas para uma região especial do complexo de golgi onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas (lisossomos).

Qual a diferença do ribossomos com o Reticulo Endoplasmatico rugoso?

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.

Qual o produto dos ribossomos do retículo endoplasmático rugoso?

Resposta: Os produtos são proteínas. Eles são englobados em vesículas para serem mandados para o meio extracelular.

Qual o produto dos ribossomos e do RER e qual o seu destino?

Resposta. Ambos produzem proteínas. No entanto, as proteínas produzidas pelo ribossomo são destinadas para a célula, enquanto que as produzidas pelo RER são para exportação.

Como as proteínas provenientes dos ribossomos são conduzidas aos seus lugares de residência?

A maior parte do RNA ribossomal é produzida no nucléolo, enquanto as proteínas são produzidas no citoplasma. As proteínas que formarão o ribossomo migram do citoplasma para o núcleo e associam-se aos RNA ribossomais, formando subunidades, que migram para o citoplasma.

Qual é a diferença entre ribossomos e Polissomos?

ribossomos: sao pequenas estruturas encontradas em todas as celulas, sao formados por RNA e proteina. polissomos: formanse quando os ribossosmo antes livres no citoplasma ligan-se a uma molecula de RNA sintetizando moleculas de proteinas correspondentes ao mesmo tempo.

Qual a principal função do ribossomo como ele é formado?

Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, um maior e uma menor, constituídas por moléculas de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas.

Onde se formam os ribossomos?

Como surgem os ribossomos? Os ribossomos são formados a partir de fragmentos específicos do DNA. Esses trechos são responsáveis pela síntese de RNA ribossômico. Em células eucarióticas, eles são formados a partir da região de alguns cromossomos, chamadas de regiões satélites ou SATE.

Onde se localizam os ribossomos nas bactérias?

Ribossomos bacterianos Estão presentes no citoplasma de forma livre e são numerosos, existindo uma média de 10.

Como surgiu o ribossomo?

Nas células eucariontes, os ribossomos são formados no núcleo da célula. O RNAr é produzido no nucléolo e as proteínas, que fazem parte da estrutura do ribossomo, são produzidas no citoplasma. Essas proteínas entram no interior do núcleo, por meio de poros presentes na membrana nuclear, e associam-se aos RNAr.

Qual é a origem do DNA?

O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher. A sua pesquisa incidiu nos glóbulos brancos do pus, pois estas células apresentam grandes núcleos e fáceis de isolar do citoplasma.

Como ocorreu o surgimento da molécula de DNA?

“É um resultado matemático, uma conseqüência da dinâmica de replicadores”, diz Fontanari. Ele acredita que tenha surgido, primeiro, outro tipo de replicador: o RNA ou ácido ribonucléico, uma molécula mais simples (é uma fita simples, enquanto o DNA é uma fita dupla, como dois fios enrolados entre si).

Como surgiu o RNA?

O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.

Quando foi descoberto o RNA?

A descoberta do RNA começou com a descoberta de ácidos nucleicos por Friedrich Miescher em 1868 quem chamou o “nuclein material” desde que se encontrou no núcleo.

Qual é a constituição da base do RNA?

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).