A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.
A epiderme é constituída por epitélio escamoso estratificado. É composta ainda por 90% de queratinócitos (produtores de queratina), melanócitos (produtores de melanina), células de Langherans e células de Merkel. Trata-se da camada mais externa da pele.
Existem quatro tipos de células na epiderme:
Os queratinócitos são as células mais numerosas da epiderme. São células de origem ectodérmica que realizam a produção de queratina. Os queratinócitos são formados na camada mais profunda da epiderme a partir de células cilíndricas que sofrem contínua atividade mitótica.
Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.
As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele.
Mas o papel mais importante da pele é o facto de ser a primeira linha de defesa do nosso corpo. Ela protege-nos e ajuda-nos a manter saudáveis devido: A manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo. Retem a hidratação e impede a perda de hidratação.
Geralmente a pele evita a invasão de muitos microrganismos, a menos que esteja fisicamente danificada devido, por exemplo, a uma lesão, à picada de um insecto ou a uma queimadura. Outras barreiras naturais eficazes são as membranas mucosas, como os revestimentos das vias respiratórias e do intestino.
Resposta. Sim, a pele é um órgão (o maior órgão) integrante do sistema tegumentar. Ela tem a função de proteger o organismo de raios solares, frio e algumas doenças. Além disso ela colabora com o bom funcionamentos de outros órgãos, a temperatura corporal e a retenção de nutrientes.
A pele, o maior órgão do corpo humano, ocupa uma área média de 2m2, sendo responsável pela proteção do organismo contra a penetração de microrganismos e substâncias químicas do ambiente externo. A pele também é responsável por evitar a perda excessiva de água – que levaria o ser humano à desidratação.
Menos ressecamento na pele Uma pele ressecada ou desidratada tem mais chances de ter descamações e deixa as pequenas rugas e linhas de expressão mais evidentes. Além de manter a umidade da pele, o hidratante pode acrescentar nutrientes para a revitalização e a regeneração das células do rosto.
A hidratação da pele ocorre pela passagem de suor que é constituído por água e sais minerais pela derme e epiderme ou pelo depósito de hidratantes de origem cosmética e/ou farmacêutica.
Cada produto e pele tem um tempo diferente de absorvição. “É difícil apontar um período específico, mas você deve esperar até sentir o cosmético bem seco na pele, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos.”২২ মার্চ, ২০১৯
No geral, os óleos são substâncias que formam um filme protetor na pele, protegendo contra a perda de água. Assim, são importantes para a hidratação. Já os cremes, geralmente, penetram com mais profundidade na derme, repondo a hidratação do tecido.
Saiba aqui como escolher o melhor hidratante corporal
Primeiro aplique o creme hidratante e depois passe o óleo por cima. Outra opção é alternar o uso, utilize um pela manhã e o outro à noite. Não se esqueça de caprichar nas regiões como mais ressecadas do corpo como os joelhos, cotovelos e calcanhares.
Mas a boa notícia é que os dois produtos podem ser usados juntos. Se você é do tipo que não dispensa o óleo corporal, passe primeiro o creme hidratante e depois aplique o óleo por cima. Lembre-se de caprichar nas regiões como joelhos, cotovelos e calcanhares, que sofrem em dobro.
O óleo vai ajudar a reduzir a perda hídrica, ou seja, a perda de água para o ambiente, além de deixar a pele mais protegida e macia. É só misturar tudo e aplicar na pele uma ou duas vezes ao dia (gosto de aplicar antes de dormir), inclusive nas áreas mais ressecadas.
Desodorante corporal: São cremes que possuem ações desodorizantes, ou seja, que deixam a pele perfumada. ... Hidratante corporal: São cremes formulados com concentrações cosméticas altas, que possuem a finalidade de tratar a pele desidratada, por mais que tenham cheiro.