A seleção recorrente é um processo cíclico de seleção de indivíduos ou famílias dentro de uma população geneticamente heterogênea, seguido de recombinação (intercruzamento) dos indivíduos selecionados para formar uma nova população; esta, por sua vez, é utilizada para iniciar novo ciclo de seleção (CORDEIRO, 2001; ...
SELECÃO RECORRENTE INTERPOPULACIONAL v Também conhecido como Seleção Recorrente Recíproca (SRR), tem por objetivo melhorar a heterose entre duas populações visando unicamente a obtenção de linhagens. ... Posteriormente é feito cruzamento dessas progênies utilizando-se da população B como testador.
Um ciclo de seleção recorrente envolve basicamente quatro fases que são: a) obtenção de progênies, b) avaliação de progênies, c) seleção, d) recombinação.
termo “top-cross”, também, é empregado nos cruzamentos entre linhagens com um testador, que pode ser uma variedade, linhagem ou híbrido, visando à avaliação da capacidade geral ou específica das linhagens, dependendo se o testador for de base genética ampla ou restrita.
O híbrido triplo é o cruzamento entre uma linha pura e um híbrido simples e é indicado para produtores que utilizam de média a alta tecnologia, enquanto o híbrido duplo é o resultado do cruzamento entre dois híbridos simples, sendo indicado também para média tecnologia.
Ao contrário do milho transgênico, o híbrido não tem genes de outras espécies implantadas. Ele é produzido através do cruzamento de duas linhagens puras, que dão origem ao milho híbrido. O grão somente apresenta as características (maior produção de proteína, por exemplo) na primeira geração.
A diferença básica é: Híbridos são obtidos pelo cruzamento forçado entre duas plantas de linhagens puras diferentes. Variedades são obtidas pelo cruzamento natural entre plantas da mesma linhagem.
O híbrido simples é o resultado do cruzamento entre duas linhagens puras e é indicado para sistemas de produção que utilizam alta tecnologia, pois possui o maior potencial produtivo. São também os mais caros. ... Existem ainda no mercado os híbridos simples modificados (HSm) e os híbridos triplos modificados (HTm).
substantivo feminino Qualidade de vário ou variado; multiplicidade. Característica do que apresenta diferenças: variedade de gostos. Conjunto do que se diferencia do todo; diversidade: variedade de raças. Mudança contínua; inconstância, instabilidade: variedade de mercados.
Milho híbrido é a primeira geração obtida através do cruzamento de linhagens puras, obtendo-se sementes com vigor híbrido, capazes de gerar plantas com produtividade superior.
O híbrido de milho com superprecocidade, sanidade e alta produtividade é o ideal. A integração deste com materiais de ciclo mais longo colabora para a redução dos riscos de estresse hídrico, além de proporcionar o escalonamento da colheita.
Para acontecer o cruzamento e formar os grãos na espiga é necessário que o pó do pendão tenha contato com o cabelo da boneca. O pó do pendão entra através dos cabelos para o interior da boneca onde se dá a fecundação e a formação do grão. Cada grão de pó de pendão forma um grão de milho.
1 Genét Diz-se de ou indivíduo que resulta do cruzamento de progenitores de espécies, raças ou variedades diferentes. 2 Genét Diz-se de ou animal resultante do cruzamento de espécies distintas.
Significado de Híbrido adjetivo [Genética] Que foi alvo do cruzamento entre espécies, raças, variedades ou gêneros distintos, sendo seu descendente (no caso de um animal) geralmente infértil: soja híbrida; a mula e o burro são exemplos de animais híbridos.
Os híbridos obtidos a partir do cruzamento de linhagens podem ser divididos em: Simples, Simples Modificado, Triplo, Triplo Modificado, Duplo e Outros (Figura 3). O híbrido simples é obtido pelo cruzamento de duas linhagens.
Resposta. A reprodução é sexuada, no entanto, vegetais não possuem espermatozóides.
O método de despendoamento em campo de sementes de milho é essencial para a obtenção dos híbridos. A operação é realizada nas fileiras femininas consistindo na retirada dos pendões das plantas antes do lançamento do pólen, evitando, assim, a autopolinização.
Uma espiga de milho típica tem de 500 a 800 grãos, com base no ambiente favorável e nas práticas de produção. O peso médio do grão em 15,5% de umidade é aproximadamente 350 mg, com uma variação de 200 a 430 mg. Um saco comercial de milho em torno de 25,0 kg e contém aproximadamente 60.
Segundo Mary Poll, em trabalho publicado na revista Pnas, os primeiros registros do cultivo do milho datam de há 7.
O milho é grandemente empregado como matéria-prima industrial. A partir do cereal são fabricados inúmeros produtos, como óleo, fubá, biscoitos, pães, massas, bolachas, etc. Outro grande segmento consumidor é o de fabricação de rações animais.
Milho para Pipoca - Qualidade da Matéria-Prima. Para pipoca, utiiza-se milho dos tipos everta ou rostrata, que apresentam grãos pequenos, duros e cristalinos. São considerados tipos extremos do milho duro (indurata).
Como resultado da produção de grits, matéria-prima para a fabricação de snacks, o fubá, parecido com a semolina na granulometria, é um subproduto da moagem de milho, que se acumula em grandes quantidades na indústria moageira e que tem dificuldades para lhe dar uma destinação rentável.
Os principais produtos obtidos são canjicas, farinhas, fubás, grits e canjiquinhas (estas duas últimas com partículas maiores que as farinhas e fubás). Também podem ser obtidos outros produtos, como flocos de milho pré-cozidos, farinhas de milho pré- -gelatinizadas e fibra de milho (Tabela 2).
Gosta de soja? Conheça os derivados e seus benefícios para a saúde
Com exceção do açúcar, os produtos derivados da cana incluem melaço, rum, cachaça (bebida tradicional do Brasil), bagaço e etanol. Em algumas regiões, as pessoas usam palhetas de cana para fazer canetas, tapetes, telas e palha.