Na escala de tempo geológico, o Paleozoico (pré-AO 1990: Paleozóico) é a era do éon Fanerozoico que está compreendida entre há 542 milhões e 251 milhões de anos, aproximadamente. ... O nome desta era tem origem no grego palaios (παλαιός), "velho" e zoe (ζωή), "vida", significando "vida antiga".
período Cambriano
Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangeia. O aprimoramento e extinção dos dinossauros também é um fato marcante desta era chamada de “era dos dinossauros”, porque foi quando eles mais se desenvolveram.
Quaternário
A Era Paleozoica (do grego: palaeo = antiga + zoe = vida) é limitada por dois importantes eventos na história da vida na Terra: o seu início, há 545 milhões de anos, marca o primeiro registro seguro de animais com partes mineralizadas (conchas, carapaças), e seu final, há 248,2 milhões de anos, marca a maior extinção ...
Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos e répteis marinhos. Entre os répteis terrestres, dominam a Terra o Tiranossauro Rex, o Tricepator, o Velociraptor e o Spinosauros. Surgem as primeiras aves e os mamíferos passam por intensa evolução.
a) Cenozoica, Terciário e Quaternário e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero. Tanto os continentes quanto os homens surgiram na era Cenozoica, porém os continentes formaram-se no período terciário, e os homens surgiram no quaternário.