A pesquisa bibliográfica utiliza fontes constituídas por material já elaborado, constituído basicamente por livros e artigos científicos localizados em bibliotecas. Enquanto a pesquisa documental utiliza fontes primárias, ou seja, dados e informações que ainda não foram tratados científica ou analiticamente.
A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou fotocopiados, mapas, imagens, manuscritos, etc. ... Isso porque a pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema.
Entende-se por pesquisa bibliográfica o ato de fichar, relacionar, referenciar, ler,arquivar, fazer resumo com assuntos relacionados com a pesquisa em questão. ... Já a pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorremespontaneamente.
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
Para saber como fazer um estudo de caso você deve primeiro partir de uma teoria mas relacionar com a prática, ou seja, ao cotidiano e realidade atual. Trazem exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Vale ressaltar que, um bom estudo de caso não se faz do dia para a noite.
Então, é preciso identificar os problemas que foram enfrentados e solucionados. Apresente o ambiente de negócios no qual o caso está inserido, pois só assim será possível fazer do estudo um exemplo. Lembre-se da regra “como”, que precisa ser respondida na pesquisa.
É fundamental o papel do professor como mediador das discussões e o fechamento adequado de cada caso, com a retomada dos objetivos, dos conceitos importantes, do aprendizado que a turma demonstrou e do que precisa ser novamente estudado.
Dá credibilidade ao negócio. Os estudos de casos têm um alto poder de gerar credibilidade para seus prospects, pois são focados na perspectiva dos seus clientes. Para reforçar a importância disso, novamente, convidamos a fazer uma reflexão com olhos de consumidor.