Como Controlar Cochonilha Branca?

Como controlar cochonilha branca

Plantas são artigos versáteis de se ter em casa. Elas podem ser usadas tanto para fins ornamentais, decorando o ambiente e trazendo a sensação de aconchego, quanto para alimentação e auxílio na prevenção e tratamento de patologias, entre outros. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados no manejo delas para evitar que sejam atacadas por pragas, como a cochonilha branca.  

Gostei muito desse artigo. Vou usar um dos inseticidas naturais para matar as colchonilhas da minh onze horas. eu nunca tinha ouvido falar dessa praga e não conhecia. minha planta está linda e hoje quando acordei, tinha umas bolinhas brancas em alguns caules da planta. fiquei sem saber o que fazer e nem sabias o que era. após muita pesquisa, descobri este site e espero mesmo que ajude. você deu informações completas sobre o assunto, me ajudando bastante, eu que sou totalmente leiga! Obrigada mesmo!

2. Álcool etílico:

Antes das aplicações é sim recomendável que se irrigue antes, para não correr o risco de não queimar nenhuma parte da planta e também para melhorar o espalhamento do produto.

O maior pesadelo de qualquer produtor é ver a plantação com prejuízos irreversíveis, não é mesmo? Se por vezes você se pega tendo pesadelos assim, saiba que a cochonilha pode causar um desses prejuízos e, por isso, deve ser mantida longe das lavouras.  

A sua coloração varia bastante, podendo ser pretas, marrons ou verdes. Muitas vezes, sua cor dificulta a identificação da praga. Ou seja, o agricultor só se dá conta da sua presença quando boa parte das plantas já se encontram bem danificadas. 

Inventário da Flora Cearense cataloga 2,4 mil espécies diferentes de plantas nativas

 Inventário da Flora Cearense cataloga 2,4 mil espécies diferentes de plantas nativas

Uma vez identificada, o primeiro passo do tratamento é retirar as pragas. O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana. Outra alternativa é o controle biológico, usando predadores.

A infestação de cochonilha pode trazer muitos prejuízos para a sua plantinha, mas saiba que ela também é fácil de ser combatida. A seguir, confira 3 métodos do engenheiro agrônomo Henrique Figueiredo:

A cochonilha é um inseto sugador, ou seja, se alimenta da seiva das plantas, seja através das raízes, folhas, pseudobulbos, axilas (junção do pecíolo com o caule) e, até mesmo, dos frutos, causando o enfraquecimento da planta.

Danos/Sintomas causados pela cochonilha

Por ser muito pequena (mede de 3 a 4 milímetros), essa praga deposita larvas – que muitas vezes não são nítidas a olho nu – no interior das plantas, o que a torna uma das pragas mais perigosas que existem.

Podem ser encontradas em plantas de jardins, mas, sem dúvidas, seu principal prejuízo ocorre ao atacar culturas de interesse agrícola, principalmente frutíferas e hortícolas, no entanto, as grandes culturas também são alvos importantes.

As principais plantas hospedeiras dessa espécie incluem espécies frutíferas como maçã, pêssego, videira, mas outros cultivos são afetados, como oliveiras e plantas ornamentais.

A sugadora de seiva costuma atacar hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais, alojando-se no verso das folhas

A sugadora de seiva costuma atacar hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais, alojando-se no verso das folhas

Sua coloração deve-se ao acúmulo de cera branca na superfície do corpo, uma vez que é desprovida de carapaça. “As cochonilhas brancas não gostam de chuva e preferem ambientes secos. Portanto, em períodos quentes e com baixa umidade, é importante fazer o monitoramento nos vasos ou canteiros”, afirma a engenheira agrônoma Renata Brito.

Embora dificilmente você vá conseguir perceber os detalhes dos insetos sem a ajuda de uma lupa (já que medem de 4 a 5 milímetros!), saiba que a fêmea é oval e achatada, de coloração branco-acinzentada, amarela ou rosada e não tem asas. Já o adulto da espécie, que é bem mais difícil de aparecer, tem asas e parece uma mosquinha.

Perguntas e Respostas

Cochonilhas são pequenos insentos herbívoros responsáveis por sugar a seiva das plantas. Possuem um longo estilete (órgão superior) capaz de alcançar os vasos condutores de água, nutrientes, das plantas. Elas são encontradas em folhas, galhos e nas raízes das plantas e possuem diversos formatos de corpo e colorações. 

Se você estava achando que essa peste traz apenas prejuízos, saiba que não é bem assim.

Inseticidas naturais para cochonilha

Apesar de serem prejudiciais para as plantações, esses organismos podem desenvolver uma associação benéfica com outros seres (mutualismo), segundo explica a engenheira agrônoma especializada em Acarologia Agrícola e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Érica Calvet*. Um dos animais que pode participar dessa relação é a formiga.  

Caso a infestação dos animais esteja localizada em poucas plantas, é possível eliminá-la através da limpeza e remoção das áreas afetadas com sabão neutro 5%, delicadamente, sem lesionar o vegetal. 

Temos sorte de ainda não termos grande incidência desse inseto aqui no Brasil, porque eles atacam plantas muito importantes da agricultura brasileira, como o café, milho, citros, goiaba, feijão, uva, entre outras.

Qual a ordem dos pulgões?

Hemiptera

Qual é a comida da Joaninha?

insetos

Qual é o habitat natural da Joaninha?

As joaninhas podem ser observadas em diferentes habitats (jardins, florestas, bosques) mas são muito comuns em hortas e zonas agrícolas.

Qual é a função da Joaninha?

A cochonilha-rosada, praga que ataca mais de 200 espécies vegetais, poderá ser combatida com um inimigo natural, a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, que também é predadora voraz de diversas espécies de cochonilhas e pulgões.

Quais são as características de uma joaninha?

Características da joaninha A joaninha apresenta antenas, olhos e asas bastante finas e leves que podem bater até 85 vezes por segundo. Ela nasce preta, mas sua coloração adulta e suas bolinhas pretas podem variar. ... Primeiro, eles se aproximam, observam a fêmea e a examinam sentindo as antenas e a boca.

Qual é a cor da Joaninha?

Joaninhas podem ser amarelas, vermelhas ou alaranjadas. Geralmente elas têm pintas pretas, mas algumas têm listras, enquanto outras não têm marca nenhuma. A cor da cobertura das asas e o número de pintas varia de acordo com a espécie.

Quantas espécies de Joaninha existem?

As joaninhas pertencem ao Filo dos Artrópodes, Classe Insecta e Ordem Coleoptera. São da Família Coccinellidae, que compreende cerca de 6.

Qual é o nome científico da Joaninha?

Coccinellidae

Quantas antenas tem a Joaninha?

Como os demais coleópteros, passam por uma metamorfose completa durante seu desenvolvimento. As larvas, geralmente, têm corpo achatado e longo, com tubérculos ou espinhos e faixas coloridas ao seu longo. Possuem duas antenas curtas (com 8 a 11 segmentos) que servem para sentir o cheiro e o gosto.

Qual o gênero da Joaninha?

Cucujoidea

Qual é o reino da Joaninha?

Animal