C4H8O
* Haleto de alcoíla ou alquila: Quando o halogênio está ligado a um carbono saturado (que só possui ligações simples) e cuja cadeia carbônica pode ser cíclica ou acíclica (aberta).
O alquila é um radical orgânico que possui a valência livre num carbono saturado. Ele é formado retirando-se um hidrogênio de um carbono. ... Arila é um radical orgânico em que a valência livre encontra-se em um carbono ligado a um anel benzênico.
Significado de Halogênio adjetivo, substantivo masculino Diz-se de ou grupo do cloro e elementos que figuram na mesma coluna da tábua periódica: flúor, bromo, iodo e astatínio.
Tioalcoóis são compostos orgânicos sulfurados, isto é, que apresentam o elemento químico enxofre, derivados da função orgânica álcool (possui hidroxila ligada a carbono saturado). Os grupos R presentes na fórmula geral de um tioálcool podem ser um hidrogênio (H) ou um radical qualquer.
Tioéteres são compostos orgânicos que se assemelham estruturalmente e na nomenclatura com os éteres, mas contêm o elemento enxofre na composição em vez do oxigênio. Tioéteres são compostos orgânicos sulfurados que apresentam duas ramificações alquila, como o CH3, ligadas diretamente a um átomo de enxofre.
Dissulfeto de alila é uma substância contida na cebola. É essa substância que, ao ser cortada a cebola, é liberada e, em contato com os olhos, provoca irritação e causa as lágrimas. Fonte: Portal UOL,
A sulfidrila é caracterizada por um átomo de enxofre ligado a um átomo de hidrogênio. A função química determinada por esse grupo é a função tiol.
A glutationa é responsável por exercer as seguintes funções no organismo: Exerce ação anti-oxidante, responsável por neutralizar os radicais livres responsáveis por causar danos oxidativos nas células. ... Participa na biotransformação e eliminação de toxinas do organismo.
Além de combater os radicais livres, ela atua em diversos processos, como na eliminação de toxinas, no transporte de aminoácidos, na síntese de proteínas e na proteção do organismo contra radiações solares.
O que é BIOQUÍMICA? A BIOQUÍMICA estuda as reações químicas e biológicas dos organismos vivos. Tais reações são invisíveis a olho nu, mas têm extrema importância para a vida. Elas estão presentes especialmente nas células e nas biomoléculas – como proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos.
Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Tratam da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e outras biomoléculas.
Resposta. A bioquímica é uma ciência que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. ... A bioquímica é voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas.
A Bioquímica é uma ciência complexa e importante, que estuda os processos químicos envolvidos nos organismos vivos. Esses processos abrangem alguns componentes básicos, como proteínas, carboidratos, ácidos nucleicos e lipídeos, tratando das suas formas e funções no metabolismo.