Energia de rede é necessária para formação de estrutura (ou rede) cristalina de um sólido. Raios atômicos dos seus constituintes, por influenciarem no raio de van der Waals, alteram a distância entre seus componentes. Isso altera a distância de ligação o que torna o sólido mais ou menos estável. Espero ter ajudado.
Os compostos iônicos não conduzem corrente no estado sólido, pois nessa fase os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros, mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade. Algumas substâncias quando em meio aquoso são capazes de conduzir eletricidade.
Resposta. Resposta: Provavelmente é por conta da dissociação ou ionização que acontece. Ou seja, quando esse material é colocado na água, suas moléculas são ionizadas, elas se separam, formando íons.
Como propriedade fundamental, os sais são solúveis em água se dissociando e formando íons livres em solução, ocasionando assim condução de energia elétrica.
1. Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.
e) O NaCl conduz corrente elétrica no estado líquido, sólido e em meio aquoso.
Resposta. Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres, com mobilidade. ... Logo, aqueles compostos que mesmo em solução não conduzem eletricidade são denominados não-eletrólitos. Eletrólito forte é uma substância que está completamente ionizada em solução.
O efeito químico ocorre em determinadas reações químicas quando elas são percorridas por uma corrente elétrica. Esse efeito é muito utilizado no recobrimento de metais, por exemplo.