O ácino pulmonar é uma estrutura presente nos lóbulos pulmonares constituído por bronquíolo terminal, bronquíolo respiratório, ductos e saco alveolares.
Estes ácinos podem se apresentar de três maneiras distintas: mucoso – com células coradas palidamente, núcleo achatado na base da célula e secreção rica em mucopolissacarídeo; seroso - com células coradas intensamente, núcleo esféricos tendendo ao centro da célula e secreção rica em proteínas ou misto (ou sero-mucoso) ...
Células mioepiteliais São células cuja função é contrair-se em volta da porção secretora ou dos ductos das glândulas e assim ajudar a expelir os seus produtos de secreção para o exterior.
As glândulas pluricelulares são as encontradas em maior quantidade no organismo e são formadas a partir de epitélios que proliferam e adentram o tecido conjuntivo. De acordo com a forma como a liberação da secreção acontece, as glândulas são classificadas em endócrinas e exócrinas.
As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios. Dentre as principais glândulas endócrinas do corpo humano, podemos citar a hipófise, glândula tireoide, glândula paratireoide, glândulas adrenais e pâncreas. A hipófise é uma glândula pequena localizada na base do encéfalo.
As glândulas endócrinas são glândulas e tecido da produção de hormônios. ... Ex:glandula mamaria, salivares e sudoríparas.
Resposta. o que são - Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.
adjetivo Relacionado com as glândulas de secreção interna; próprio desse tipo de glândula: a hipófise, a tireoide, as glândulas reprodutivas, o pâncreas e o fígado são glândulas endócrinas. Sistema Endócrino. Sistema composto pelo conjunto de glândulas que secretam hormônios. Etimologia (origem da palavra endócrino).
As glândulas endócrinas lançam suas secreções, denominadas de hormônios, no sangue, por onde são transportadas até atingirem seu local de ação.
Anatomia. Os principais elementos do eixo HPa são o núcleo paraventricular do hipotálamo, que contém neurônios neuroendócrinos, os quais sintetizam e secretam vasopressina e o hormônio liberador de corticotrofina (CRH). Esses dois peptídeos são responsáveis pela automação do lóbulo anterior da glândula pituitária.
A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.
O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise.
A neuro-hipófise é responsável por secretar dois hormônios que são produzidos pelo hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.
O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.