Na Bíblia hebraica, a expressão “filho do homem”, ben 'adam, ocorre 107 vezes, 93 delas no livro de Ezequiel. ... No idioma ugarítico, os termos adm e bn adm tam- bém aparecem em parelhas de versos poéticos, indicando que, também nessa língua, “filho do homem” significa “ser humano” (AUNE, 2002).
Interpretação. Há diferentes interpretações sobre a referência ao Filho do Homem, inclusive no trecho em Evangelho de Mateus. Ela pode significar que Jesus estaria alegando ser Deus ou apenas que os apóstolos estavam livres para fazerem o que quiserem no sábado.
O título foi atribuído a ele por sacerdotes egípcios do deus Amon, no oráculo junto ao oásis de Siwah, no deserto líbio. Enquanto reis e heróis eram tratados como filhos de algum deus em particular dentre os muitos do universo politeísta, Jesus é - para os cristãos monoteístas - o filho do único Deus.
O Pai é Deus – Em Efésios 4:6 o texto revela que Deus é Pai. O Filho Jesus é Deus – Em I João 5:20 traz mais evidências bíblicas de que o Filho também é Deus quando afirma: o Filho de Deus é vindo … isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Esta palavra aparece três vezes na Bíblia. Ocorre sempre numa forma transliterada no grego original e frequentemente é transliterada nas traduções em português. Toda vez, o termo é logo seguido pela tradução ho pa·tér em grego, que literalmente significa "o pai", ou, usado como vocativo, "ó Pai".