A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia.
A sociedade em rede, através da mídia e da internet, é o resultado de transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais que abrangem todo o planeta, fenômenos esses chamados genericamente de globalização.
Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação.
Neste contexto, o conceito de globalização, dado por Giddens, refere-se a intensificação das relações sociais em escala mundial e as conexões entre as diferentes regiões do globo, através das quais os acontecimentos locais sofrem a influência dos acontecimentos que ocorrem a muitas milhas de distância e vice-versa.
Olá. Resposta: A globalização é o processo internacional entre as diferentes sociedades e resulta em uma intensificação das relações comerciais, econômicas, políticas, sociais e culturais, sendo assim ela vista cm a interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.
1 - Neoliberalismo defende a absoluta liberdade de mercado e uma intervenção estatal mínima sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis. 2 - Globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política.
Entende-se por globalização o processo de interligação econômica, cultural e social que envolve pessoas e nações. As principais características são a produção mundializada, o aumento do luxo financeiro internacional, a criação de blocos regionais e a intensa circulação de informações.
Características da Globalização A maior característica da Globalização é o surgimento das empresas transnacionais. São empresas que possuem matriz em um país desenvolvido e atuam com filiais em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Dessa forma, as empresas transnacionais expandem seu mercado consumidor.
01- A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas.
Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. Essa é a definição da Associação Cartográfica Internacional.
R: Resposta Cartografia é a ciência de compor cartas geográficas ou mapas,que representam graficamente,sobre um plano,os fenômenos geográficos referentes a um determinado espaço, atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de ...
A importância das coordenadas geográficas para a cartografia está relacionado com o fato de melhor mapeamento de determinado local, realizando a localização de um ponto na superfície do planeta Terra.
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.
Os conceitos envolvendo a Cartografia são fundamentais para quem trabalha com a análise de dados espaciais e elaboração de mapas, porque permitem ao profissional gerar produtos de maior qualidade, com padrão universal.
As coordenadas geográficas são muito importantes para que possamos nos localizar. Ao analisar uma mapa múndi, poderá ver que existem linhas horizontais e verticais ao redor do globo. ... Através dessas linhas, é possível localizar um ponto através de um ângulo, que tem como referências essas linhas imaginárias.
As latitudes e longitudes são importantes porque possibilitam a localização e o endereçamento de qualquer ponto existente na superfície terrestre. ... Assim, a Linha do Equador tem latitude 0º, indo até 90ºN e 90º sul em direção aos polos da Terra.
Latitude e longitude são descrições locacionais, ou coordenadas geográficas de um determinado lugar no Planeta. Ambas são representadas por linhas imaginárias esboçadas no globo terrestre, e são utilizadas para nos auxiliar a localizar determinados pontos da Terra.
Resposta. → Latitudes: tem a função de definir as zonas climáticas e as estação do ano , e sempre medidas no sentido Norte e Sul; → Longitude: tem a função de definir os fusos horários e é medidas no sentido Leste e Oeste.
As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus.
Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos.
A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres.
O uso dos instrumentos de análise e coordenadas geográficas juntamente com a cartografia aplicam-se diretamente no estudo do espaço geográfico, visto que permitem a análise, coleta e catalogação de informações sobre os territórios e áreas construídas.
Resposta: O estudo do espaço geográfico pode ser feito segundo várias escalas, pois existem diversas escalas em que os espaços geográficos são representados. O espaço geográfico configura o espaço em que os seres vivos habitam, ou seja, toda dimensão terrestre.