O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que culminou em 1991, na desintegração desta. Esse fato estabeleceu o fim da Guerra Fria, e, consequentemente, da ordem mundial bipolar.
O mundo multipolar é uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar. ... Com o declínio do regime socialista em âmbito global, o capitalismo despontou hegemonicamente como sistema político-econômico mundial.
As transformações que levaram ao término da Ordem Bipolar e da Guerra Fria foram o avanço da Globalização, da Integração Econômica Mundial, da ascensão do Capitalismo como sistema econômico e do desgaste do modelo econômico socialista.
A Queda do Muro de Berlim marcou o fim da Guerra Fria e, com ela, o fim da ordem bipolar no Mundo.
O objetivo era disputar a hegemonia militar, politica e econimica do mundo. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.