A projeção cilíndrica afilática de Robinson apresenta os meridianos em elipse e os para- lelos retos. Uma das mais usadas atualmen- te, tem a vantagem de ser um meio-termo entre a de Mercator e a de Peters, já que não preserva nem a forma nem a área correta dos continentes.
A Projeção de Peters, também conhecida como Gall-Peters, é bastante conhecida pelo seu caráter político. A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas.
Projeção de Robinson é considerada a melhor projeção para representar os continentes. A projeção de Robinson, elaborada em 1961 pelo geógrafo Arthur H. Robinson, é do tipo afilática e pseudocilíndrica. Nesse tipo de projeção, os paralelos são representados em linha reta e os meridianos em forma de arcos concêntricos.
A projeção de Mercator pode ser considerada essencialmente eurocêntrica por privilegiar a manutenção dos formatos gerais dos países em detrimento da correta representação de seu tamanho, o que implica em uma representação dos países do Hemisfério Norte como maiores do que realmente são.