Por meio de machine learning, análises de dados operacionais e monitoramento preditivo do funcionamento do recurso, os engenheiros podem otimizar a manutenção e diminuir os riscos relacionados à confiabilidade nas operações de negócios ou das instalações. Os softwares que oferecem suporte à manutenção preventiva ajudam a criar operações estáveis, manter a conformidade com as garantias e resolver problemas que podem impactar a produção antes que eles aconteçam.
Em seguida, deve-se realizar o orçamento da manutenção, fazendo um levantamento de todos os gastos necessários para a execução do projeto. É fundamental analisar os custos dos materiais que serão utilizados, da equipe que irá executar a atividade e da logística do plano.
Como esta abordagem é caracterizada por ações de manutenção após uma falha, é ideal para equipamentos de baixa prioridade. Ou seja, aqueles sem os quais as operações da empresa podem continuar funcionando normalmente.
Assim, é possível entender que a manutenção planejada está voltada para prolongar a vida útil do equipamento. De fato, é uma manutenção de máquinas industriais que propicia à empresa obter uma redução de custos e evitar paradas no processo produtivo.
Já a manutenção preditiva é um monitoramento constante das máquinas. Sobretudo por meio de sensores e equipamentos.
Apesar da evolução nos equipamentos e instalações, as necessidades de manutenção continuam sendo semelhantes. Por este motivo, e compreendendo a manutenção como um conjunto de ações técnicas que permitem regular o funcionamento normal desses mesmos equipamentos, podemos dividi-la em três grandes tipos: (1) a Manutenção Corretiva, também conhecida como manutenção reativa ou “funcionar até estragar”; (2) a Manutenção Preventiva, que é a manutenção regular efetuada de acordo com calendários definidos, independentemente da condição do equipamento; e (3) a Manutenção Preditiva, ou manutenção com base na condição, que se baseia no constante monitoramento do equipamento em funcionamento e na previsão de danos.
Ela pode ser realizada com inspeções preditivas acompanhadas de corretivas. Sendo assim, ela é um conjunto bem estruturado de boas práticas que visa trazer resultados promissores à sua gestão.
Existem quatro tipos principais de manutenção preventiva. Embora cada um desses tipos seja organizado e programado de forma diferente, todos eles são baseados no conceito de manutenção planejada para atender às várias finalidades das operações de negócios.
A manutenção preventiva baseada no uso é acionada pela utilização de um recurso. Esse tipo de manutenção considera o uso diário médio ou a exposição às condições ambientais de um recurso e usa essas informações para definir a data de uma futura tarefa de manutenção ou inspeção.
→ Saiba muito mais sobre manutenção preventiva, as suas aplicações, importância, vantagens e como fazer um plano que funciona, no nosso guia definitivo de manutenção preventiva.
Quando um equipamento avaria, tem de ser reparado (ou substituído!). É este o pressuposto da manutenção corretiva, também chamada manutenção reativa. Por outras palavras, é a atividade técnica executada depois da ocorrência de uma avaria e tem como objetivo restaurar o ativo para uma condição em que pode funcionar como pretendido, quer pela sua reparação ou por substituição.
A Manutenção Proativa é feita para encontrar pontos no sistema que podem se transformar em potenciais problemas na máquina, focando na causa de um problema e não em seus sintomas.
A manutenção preventiva é um tipo de manutenção que busca evitar que peças e equipamentos apresentem defeitos.
Entretanto, a longo prazo, pode-se afirmar que ela possui maior custo-benefício, uma vez que prolonga a vida útil de um equipamento, poupando a necessidade da substituição deste por um novo. Além disso, ao prevenir falhas nos equipamentos, estamos minimizando prejuízos decorrentes de interrupções inesperadas na produção.
Em segundo lugar, temos o aspecto da troca de peças de reposição de forma preventiva. Neste sentido, é preciso observar que a manutenção preventiva é eficaz só para solucionar falhas que tem relação com a vida útil do equipamento.
Se pensarmos nos ativos, a coleta e a análise mais abrangentes de dados, viabilizadas pelas soluções de IA e IoT ajudaram os fabricantes a gerar dados valiosos que melhoraram a confiabilidade das operações e dos produtos. Os operadores dos ativos podem realmente entender a qualidade dos ativos que estão implementando nas operações. Isso viabiliza novas estratégias de ciclo de vida que removem ativos com desempenho insatisfatório das operações e reduzem o tempo de inatividade e os custos.
Por fim, elabora-se o cronograma do projeto, definindo as datas e alocando os colaboradores para as atividades. Essa é uma etapa muito importante, pois irá definir toda a gestão do projeto, e eventuais atrasos podem gerar custos. A priorização pode ser feita através da Curva ABC, utilizando as informações levantadas.
Outro exemplo desse tipo de manutenção é a pintura residencial, que tem por objetivo proteger a edificação das infiltrações e possíveis mofos. Antecipando a pintura do imóvel, estamos descartando a necessidade de gasto e trabalho com o tratamento dessas patologias.
Existem diferentes tipos de manutenção disponíveis no mercado e um deles é a manutenção preventiva.
Por exemplo, caso a empresa tenha ativos que sofrem com o desgaste natural pelo tempo ou então equipamentos que necessitam de cuidados após um período de funcionamento, é situação para adotar manutenção preventiva.
De fato, a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos é indicada como uma iniciativa de precaução. Isto é, uma programação e um planejamento cuidadoso antes que um problema real surja no aparelho em questão....Por exemplo:
O CAPEX é, portanto, o montante de investimentos realizados em equipamentos e instalações de forma a manter a produção de um produto ou serviço ou manter em funcionamento um negócio ou um determinado sistema. ... Por exemplo, a aquisição de uma máquina é CAPEX, enquanto o custo com a sua manutenção é OPEX.
O termo CAPEX deriva do inglês Capital Expenditure e se refere à despesas de capital ou investimento em Bens de Capitais. Ou seja, ele indica o quanto do capital de uma companhia está comprometido com a aquisição de bens materiais, seja a maquinário, hardwares, veículos ou imóveis.
O CAPEX pode ser encontrado no fluxo de caixa das atividades de investimento, que fica localizado na Demonstração de Fluxo de Caixa da empresa....Dentre elas podemos citar:
Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem. Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital.
O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.
Ou seja, o Capital de Giro pode ser entendido como a quantidade de dinheiro que a empresa precisa para operar regularmente. E este recurso financeiro está alocado nos estoque, nas contas a receber, no caixa ou na própria conta corrente da empresa.