Nesse contexto, a inclusão social na escola e na universidade se dá no Brasil das seguintes formas:
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. ... Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos.
Inclusão social no Brasil
Na escola, a inclusão ajuda o aluno deficiente com a apreciação pela diversidade humana, experiência direta de suas capacidades, aumento de responsabilidade e melhora de aprendizagem através do ensino entre alunos, habilidades da vida diária, preparação para a vida adulta em sociedade através da educação em sala de ...
A BNCC está aí para reforçar o direito da educação especial em igualdade de aprendizado com demais modalidades de ensino. Nesse contexto, o desenvolvimento das competências socioemocionais torna ainda mais pleno esse direito. Com inclusão, cooperação, empatia e muito respeito.
A BNCC define as aprendizagens essenciais às quais todos os estudantes têm direito. ... A perspectiva inclusiva indica que qualquer estudante tem o direito de acessar o mesmo currículo, para o pleno exercício da cidadania e a consequente inclusão social.
As competências que a BNCC exige para os alunos que já trabalhamos nas salas de AEE de maneira natural são: Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania, Comunicação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e Cooperação e Trabalho e Projeto de Vida (BNCC, 2018).
A BNCC estabelece os conteúdos essenciais e as competências que os estudantes deverão desenvolver ao longo de toda a educação básica. ... Como seu objetivo é garantir uma aprendizagem comum a todos os estudantes, ela abre possibilidades de construção de uma educação cada vez ainda mais inclusiva também na rede privada.