O principal motivo disso são os capacitores eletrolíticos, que são usados em profusão na placa-mãe, na placa de vídeo e em diversos outros componentes. Os capacitores permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável para os componentes ligados a ele.
Tipos de capacitores.
Podemos dizer que a principal função de um capacitor é acumular cargas elétricas em um circuito para posteriormente descarregar estas mesmas cargas.
Os capacitores eletrolíticos de alumínio SMD usam três símbolos no seu código de identificação, sendo dois números para a capacitância e uma letra para a tensão de trabalho. A letra pode ser intercalada ao número, substituindo a vírgula decimal. Por exemplo, F33 indica um capacitor de 33 uF x 25 V.
Exemplos: Digamos que você tenha um capacitor com a nomenclature escrita "472" isso é 47 + 2 zeros, ou 4700 pF (picofarad). Então se nós excedemos 1000 picofarad nós podemos utilizar o Sub-múltiplos, "como fazemos com metros/quilômetros"; podemos dizer que nosso capacitor é 4.
A tensão marcada num capacitor é a tensão máxima de trabalho, ou seja, a tensão máxima que ele suporta entre suas armaduras sem queimar. Podemos sempre usar um capacitor de mesmo valor e tensão maior que a especificada, sem problemas.