O nome de Mateus aparece sempre na relação dos 12 primeiros apóstolos de Cristo, geralmente ao lado de São Tomé. Entre as citações consta uma ordem de Jesus: “Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante deles. Ainda assim, alguns duvidaram”.
No "Chamado de Mateus", Jesus responde aos escribas com o famoso "Os sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos; eu não vim chamar os justos, mas os pecadores!" A versão em Mateus 9 interpõe um "Porém ide aprender o que significa: 'Quero misericórdia, e não holocaustos'" entre as duas sentenças de Marcos.
Porque Mateus, sendo judeu se tornou um publicano, ou seja, um cobrador de impostos? ... Sendo que, este, era um ofício visto de forma pejorativa pelo povo judeu! Naquela época na Palestina, o sistema de cobrança de impostos era feito pelo sistema de arrendamento.
Chamado de Pedro e André.
Os Discípulos mais conhecidos são os doze apóstolos: André, Bartolomeu, Filipe, João, Marcos, Judas Iscariotes ( o traidor ), Judas tadeu, Mateus, Samuel, Simão Pedro, Tiago, Tomé. Os relatos bíblicos mostram que todos que estavam com Jesus e o seguiam eram seus discípulos (Mateus 8:23).
Jesus chamou-lhe o Filho do Trovão e posteriormente ele foi considerado o “Discípulo Amado”. ... Segundo os registros do Novo testamento, João foi o apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz.
GETSÊMANI – O jardim do Getsêmani ficou conhecido quando Jesus na noite em que foi traído chamou Pedro, Tiago e João para orarem com ele, para ajudá-lo num momento de tristeza, de provação, de depressão, onde o próprio Jesus pediu a Deus, que se fosse possível Deus passasse aquele cálice e ele não o bebesse.
Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote, pl.