Como mencionamos, o dente provisório é feito de resina acrílica e pode ser produzido diretamente sobre o dente danificado ou, por outro lado, em laboratórios de prótese dentária. No segundo caso, é feito um molde a partir da arcada dentária do paciente.
Olá! A presença de prótese não contra indica o tratamento ortodôntico, você pode realizar normalmente. Se o aparelho utilizado for fixo, o profissional irá tomar alguns cuidados na hora da colagem do braquete para não danificar sua prótese.
Confira: Implante dentário: é a alternativa que mais se aproxima a um dente natural. Primeiro, os implantes de titânio são inseridos na região da perda dos dentes. Depois disso começa a ósseo integração, ou melhor dizendo, a fixação e cicatrização do implante com o osso.
Nos cenários em que a perda ou a extração dentária é inevitável, existem opções para substituir o dente perdido. “Pode ser feito a instalação de um implante dentário, a colocação de uma prótese fixa aos dentes vizinhos ou ainda a colocação de uma prótese removível”, sugere Vinícius.
Qual é o tratamento para dentes separados?
E se o dente quebrou? Não importa o tamanho do pedaço que quebrou, a conduta é igual ao do dente que caiu: guarde-o no soro ou leite para levar ao consultório. Assim, é possível colar a parte perdida novamente. Pode acontecer do pedaço ser perdido, não estar em bom estado ou a quebra não for grande.
É aconselhado marcar uma consulta no dentista para avaliar a necessidade de tratamento especializado do dente. Mesmo se seja um dente de leite, o dentista poderá orientar que seja feita uma restauração porque o dente quebrado é mais difícil de limpar e favorece a instalação da cárie e da placa bacteriana.
Neste caso, da criança ter quebrado um pedaço do dente você deve colocar esse pedaço no leite, na água ou até mesmo usar a saliva da criança para manter o dente hidratado. Feito isso, leve para mostrar ao dentista para lá em seu consultório ele avaliar quais as possibilidades de tratamento.
Se com o tombo o dente de leite da criança cair, ele não precisa ser guardado para a reposição. “Na dentição de leite não se faz reimplante dental devido ao risco de prejudicar a dentição permanente que está por vir”, diz a especialista.