É culpa dos hormônios, que perturbam o organismo da moçada nessa fase da vida. E é a vibração dessa prega durante a passagem do ar que sai dos pulmões que produz a nossa voz. ... Com o crescimento da laringe, os músculos vocais se esticam e aumentam de tamanho.
A puberdade pode ter início precocemente aos nove anos e continuar até os 16. Na puberdade, os testículos aumentam a produção de testosterona. A testosterona faz com que os órgãos reprodutores amadureçam, os músculos e os ossos cresçam, apareçam pelos faciais e pubianos e a voz engrosse.
O GH (Growth Hormone) é produzido diariamente, o tempo todo, desde os primeiros de vida do ser humano. Mas esse trabalho ocorre principalmente ao longo da noite, com pico às 22h, o que significa que boas horas de sono, além de dormir cedo, implicam em maior liberação do hormônio no organismo.
Um desses hormônios é o hormônio do crescimento: isso quer dizer que quando somos crianças crescemos enquanto dormimos. Por isso, quem dorme mal tem chance de apresentar problemas no desenvolvimento físico. À medida que envelhecemos, esse hormônio também é liberado, mas em doses menores.
O GH é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e está presente em todas as pessoas normais. É indispensável durante o período de crescimento e sem ele a estatura adulta normal não pode ser alcançada.