Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
Auditores são os profissionais responsáveis por analisar detalhadamente os processos e atividades de uma empresa, principalmente a parte fiscal e contábil. Muita gente acha que os auditores são fiscais ou estão aí para apontar culpados por falhas.
Normas de auditoria são as regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil e tem por objetivo a regulação da profissão e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de seus trabalhos.
Auditoria financeira Também conhecida como auditoria contábil e fiscal, é responsável por analisar se o patrimônio da empresa está sendo bem gerido. Bem como revisar as demonstrações financeiras para assegurar a fidelidade dos registros. E, ainda, garantir que as obrigações estão sendo seguidas conforme a lei manda.
A Auditoria Interna possui grande importância para as organizações, pois ela: Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis; Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica patrimonial e financeira das empresas; Assegura maior exatidão dos resultados apurados.
O objetivo principal de uma auditoria contábil é comparar as demonstrações contábeis com a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas, mas outros processos da empresa podem ser alvo da ação.
Dessa forma é possível garantir que haja mais foco e direcionamento. A alta direção deve promover o uso da abordagem de processos e da mentalidade de risco. Para isso, é necessário que os líderes auxiliem as equipes na compreensão dos procedimentos.
A importância da alta administração reside basicamente no fato de prover ao SGA todos os elementos necessários à sua implantação. Assim, para que um SGA seja funcional, a alta administração deve assegurar que a organização seja capaz de atender aos requisitos de suas normas.
A Alta Direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para: Assegurar que o sistema de gestão da qualidade esteja conforme com os requisitos desta Norma; ... Assegurar que a integridade do sistema de gestão da qualidade seja mantida quando forem planejadas e implementadas mudanças no sistema de gestão da qualidade.
Segundo a ISO 9000, Alta Direção é uma pessoa ou um grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no nível mais alto. A Alta Direção tem o poder de delegar autoridade e prover recursos na organização.
A equipe de auditoria deve assegurar que toda evidência adicional do comprometimento da alta direção também seja coletada. O auditor ou a equipe de auditoria deve analisar criticamente as evidências coletadas, para assegurar a totalidade e exatidão das informações e para inspirar confiança nas conclusões tiradas.