Caldeira fogotubular, como o nome sugere, é uma caldeira em que a queima e os gases dela resultantes fluem dentro de tubos. ... Este tipo de caldeira é o mesmo que se adotava nas locomotivas a vapor e vem sofrendo transformações no sentido de que sejam mais seguras e eficientes.
O gás é enviado através de um cano e liberado diretamente na caldeira, enquanto o óleo é enviado através de um tanque pressurizado. Com a liberação e a queima do combustível, e o consequente aquecimento da água, esta é transformada em vapor, seguindo pela tubulação.
O tratamento de água tem como principais funções: Evitar a formação de incrustações nas superfícies de contato; Evitar a ocorrência de processos corrosivos (que aumentam o custo de manutenção e podem gerar ruptura nas estruturas);
Reduzir a condutividade da água de alimentação com a utilização de filtros de areia e carvão ou a utilização de um osmose reversa. Instalar separador na saída do vapor da caldeira. Verificar pontos de contaminação do retorno de condensado.
A sílica presente no ambiente aquático é proveniente, principalmente, da decomposição de minerais de silicato de alumínio (p. ex., feldspato), frequentes nas rochas sedimentares (Esteves, 1998). A sílica pode causar turbidez na água e servir de indicador para avaliar a quantidade de descarga sólida. ...
Para a água do mar, a osmose reversa seria a solução mais eficaz para combater a concentração de cloreto da água salgada. Destiladores são outra forma de tratamento de água que usa ar e calor para se livrar de contaminantes e bactérias na água.
O desfluoretador , um filtro para a remoção de flúor, trabalha para que este tipo de tratamento tenha um custo-benefício muito melhor do que tratar a água com diversos produtos químicos.