As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.
Sua forma é quadrada com uma diagonal na horizontal e outra na vertical. Esse formato padrão somente se altera nas placas A-26a e A-26b, que são retangulares e indicam, respectivamente, sentido único e sentido duplo, e na placa A-41, chamada de “Cruz de Santo André”, que indica cruzamento de linha férrea com a via.
Placa de trânsito - A-40 - Passagem de nível com barreira. Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de um cruzamento com linha férrea em nível com barreira.
Alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela. Sinalização vertical de advertência de trânsito, uso interno e externo.
Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de trecho de via ao longo do qual ocorre frequentemente vento lateral forte — que possa comprometer a estabilidade do veículo, representando risco à segurança dos usuários da via.
Placa de trânsito - A-9 - Bifurcação em “Y” Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de uma bifurcação em “Y”.
substantivo feminino Folha de metal mais ou menos espessa; chapa; lâmina.
A forma popular vê o poder fluindo de baixo para cima: o triângulo de cabeça para baixo. Nessa forma de ver o poder, o executivo da petroleira e o chefe de Estado são inerentemente instáveis. Como um triângulo de cabeça para baixo, o poder e a autoridade injustos são instáveis e cairão.