Dentre eles, a goiaba e a jabuticaba são representantes famosos de uma grande família, as Myrtáceas. Dela também fazem parte a pitanga, o araçá e a uvaia, que também são populares. Há ainda o cambuçá, a guabiroba, a grumixama, o cambuci e o guabijú, bem menos conhecidos.
Lista de Frutas
Feijoa, Figo-da-índia, Fruta-pão, Jaca, Lichia, Mangaba.
O caqui ou dióspiro é o fruto do caquizeiro ou diospireiro, uma árvore da família Ebenaceae. O nome dióspiro (Diospyros) tem origem no grego: διόσπυρος (dióspyros), que significa alimento de Zeus, enquanto caqui vem do japonês kaki (柿).
Jaca - Sul e sudoeste da Ásia. Abacate - México. Jamelão - Índia.
México
Essa mancha escura na polpa é o tanino do próprio caqui. O caqui contem alta concentração do tanino, que é um tipo de polifenol, que “amarra” boca. ... Quando o tanino está solúvel a nossa língua se sente tanino e a boca fica amarrada. Quando o tanino está insolúvel a nossa língua não se sente mais e nada acontece.
Conhecido pelos nomes de caqui, kaki, lodoñero, palosanto e até mesmo caquilero, o pé de caqui costuma atingir cerca de 15 metros de altura chegando, em alguns casos até a 30 metros. Seu tronco é basicamente reto, com algumas ramificações na parte mais baixa.
É indicado consumir o caqui in natura. É possível comer a fruta com casca, mas nesses casos é preciso redobrar a atenção na higienização. Por ser uma fruta versátil, ela pode ser ingredientes de diversas preparações. O caqui pode fazer parte de receitas de cremes, bolos, tortas, molhos, geleias, sorvetes e musses.
Coloque um pouquinho de álcool no talinho dos caquís e vai ajeitando um a um no pote ou bacia que tenha tampa. Quando encher o recipiente, tampe bem e deixe descansar por 3 dias.
As propriedades do caqui
O caqui só deve ser comido quando completamente maduro, porque, verde, é adstringente. Maduro, é saudável e rico, tanto pelo seu conteúdo em sais e vitaminas, como pela sua taxa de carboidratos. Convém especialmente às crianças, e é muito indicado aos convalescentes.
Algumas pessoas relataram sentir tontura e vomitar após consumir as sementes do caqui. Em geral, há quem goste de moer e torrar as sementes da fruta para dar um toque especial em produtos de café. Para evitar problemas neste sentido, a dica é experimentar as iguarias apenas em pequenas quantidades e não comê-las cruas.
1 - Pegue o caqui virado pra cima e, com uma faquinha “de ponta”, faça um furinho onde ficam as folhas. 2 - Pingue no buraquinho uma gota de vinagre. 3 - Recoloque os caquis arrumados em um caixote de papelão e feche-o. Deixe as frutas adormecerem dentro dele por 3 dias e pronto!
Coma a fruta refrigerada usando uma colher. Assim que o caqui ficar mole, coloque-o na geladeira.
Nos caquis taninosos, independentemente se os frutos apresentam ou não sementes (com ou sem polinização), a coloração da polpa é alaranjada e os frutos apresentam taninos, sendo que as principais cultivares são Taubaté, Coração de Boi, Costata, Pomelo, Rubi e Trakoukaki.
"Por ser uma fruta riquíssima em fibras, o caqui auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, por exemplo. Também é rico em vitamina C e minerais que atuam no bom desenvolvimento das funções do organismo", explica a nutricionista que destaca outros benefícios da fruta. Confira!
O licopeno no caqui atua no sistema imunológico, auxiliando no combate a muitas doenças, inclusive o câncer. Fonte também de betacaroteno, a fruta tem função antioxidante que combate formação de radicais livres. É bom para o cabelo, visão e retarda envelhecimento precoce.
As calorias do caqui podem variar com o teor de frutose da fruta. Enquanto alguns caquis fornecem somente 71 kcal a cada 100 g, outros mais doces podem chegar a 127 kcal por porção. Em média, podemos afirmar que as calorias do caqui são de 90 kcal a cada 100 g da fruta.