Denominam-se elementos radioativos aqueles que apresentam átomos com a capacidade de eliminar espontaneamente radiação (alfa, beta ou gama) a partir de seus núcleos.
Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. Todo elemento químico apresenta átomos denominados de isótopos, isto é, átomos que possuem o mesmo número atômico e diferentes números de massa.
Principais Elementos Radioativos
Significado de Polônio substantivo masculino Símbolo químico Po, é um elemento metálico radioativo, pertencente à série radioativa do urânio. Marie e Pierre Curie descobriram o elemento em 1898. O polônio ocorre naturalmente no minério uraninita. É produzido artificialmente pelo bombardeamento de bismuto com nêutrons.
É utilizado normalmente como fonte de raios alfa para a pesquisa e a medicina, mas também, entre outras coisas, como fonte de calor nos veículos espaciais. O polônio foi o primeiro elemento descoberto, em 1898, pela física francesa de origem polonesa Marie Sklodowska-Curie, em colaboração com seu marido, Pierre Curie.
Por ser um emissor de partículas alfa, a radiação do elemento possui curto alcance, sendo incapaz de atravessar paredes. Na verdade, a radiação do polônio pode até mesmo ser interrompida por uma folha de papel ou pela camada de células mortas da nossa pele.
Características principais Este elemento é radioativo, dissolvendo-se facilmente em ácidos diluídos, porém só é levemente solúvel em álcalis. É quimicamente semelhante ao bismuto e ao telúrio, sendo mais eletropositivo que o telúrio e o selênio, elementos da mesma família.
Marie Curie
1898
O elemento químico polônio recebeu esse nome para homenagear o país de origem da cientista Marie Curie. Ele está presente, em quantidade diminutas, nos números de urânio. Sabendo que o número atômico do polônio é 84 e seu número de massa é 210, determine: a) O número de elétrons do polônio quando neutro.
O urânio é um metal de coloração prateada, radioativo, denso, flexível e maleável. O elemento químico urânio (número atômico 92) possui três isótopos principais – urânio 234; urânio 235 (físsil, usado como combustível nuclear) e urânio 238.
Plutônio é um metal actinídeo radioativo cujo um dos isótopos, plutônio-239, é um dos três isótopos físseis primariamente utilizados. Urânio-233 e Urânio-235 são os outros dois. ... Essa é a energia que faz do Pu-239 utilizável em armas nucleares e reatores nucleares.
O polônio é um elemento químico 400 vezes mais radioativo que o urânio. Ele foi descoberto pelo casal Curie, em 1898, em minérios de urânio.
Não há utilização para o elemento Livermório devido a sua instabilidade, reduzido tempo de meia-vida e dificuldade de coleta. ... Trata-se um elemento artificial, radioativo, superpesado, provavelmente metálico, sólido e com aparência prateada. O elemento decai em 47 milisegundos com emissão de uma partícula alfa.
PU é a sigla para poliuretano. É um material sólido, bastante flexível, resistente à oxidação e à aditivos químicos, com textura bastante similar à espuma. Nos produtos de inverno e nos estofados, geralmente o PU é a camada laminada de tecido que, em aparência, é bem parecida com o couro.
7. Plutônio: R$ 11 mil por grama. Derivado do urânio, o plutônio é utilizado para causar reações nucleares. Ele raramente é alcançado por meio de processos naturais.
Plutônio-239, ou simplesmente Pu-239, é um isótopo radioativo de plutônio, sua meia-vida é próxima a 24 mil anos. ... Esse isótopo é produzido pelo bombardeamento de um núcleo de U-238 com um nêutron, geralmente em reatores nucleares.
94
Japão
14 de dezembro de 1940
Pelo motivo aonde estão situados, esses dois elementos estão no sétimo período da tabela periódica. esse sétimo é denominado Actinoides. =D. espero ter ajuda.
Encontram-se vestígios de urânio em muitos pontos da crosta terrestre. O minério de urânio mais comum e importante é a uraninita, composta por uma mistura de UO2 com U3O8. (O maior depósito do mundo de uraninita situa-se nas minas de Leopldville no Congo, na África).