O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... Então, podemos definir o substantivo como do gênero masculino se vier anteposto pelo artigo “o”: o gato, o homem, o amor, o líder, o telefonema. ...
A maioria dos substantivos terminados em -ão forma o plural substituindo essa terminação por -ões. Os aumentativos também segue essa regra.
Os adjetivos concordam com o substantivo a que se referem (masculino e feminino). De forma semelhante aos substantivos, classificam-se em: Biformes - têm duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino.
O adjetivo determina o substantivo quanto ao gênero pois ele (adjetivo) concorda com o substantivo a que se refere (masculino ou feminino). O adjetivo determina o substantivo quanto ao número pois ele (adjetivo) concorda com o substantivo que se modifica, assumindo a forma singular ou plural.
A flexão de gênero, geralmente, é feita da seguinte forma: os adjetivos terminados em -o (masculino) mudam para -a (feminino). os adjetivos terminados em -ês, -or e -u (masculino) mudam para -a (feminino). os adjetivos terminados em -ão (masculino) mudam para -ã ou -oa (feminino).
Adjetivos biformes
Quanto ao gênero, os adjetivos classificam-se em uniformes e biformes, sendo que estes últimos trazem como característica primordial o fato de apresentarem uma forma para o masculino e outra para o feminino.
O adjetivo simples concorda com o substantivo em número, entretanto, se for um adjetivo composto por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural. No entanto, se for composto por um adjetivo e um substantivo, e este for o segundo elemento, não haverá variação de número.