Significado de Debitou Debitou vem do verbo debitar. O mesmo que: espetou, dependurou.
Quando o saldo da conta aumenta – credita; Quando o saldo da conta diminui – debita. Representa uma saída de recurso econômico que diminui o ativo ou aumenta o passivo; ... Quando o saldo da conta diminui – credita.
É errado associar o débito e o crédito da contabilidade, com “subtração” e “adição” do financeiro. ... Creditar significa registrar uma importância na coluna de Crédito de uma conta, para aumentar seu valor (se a conta representa uma obrigação), ou para diminuir seu valor (se a conta representa um Bem ou Direito).
MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO? Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.
Débito é a aplicação de recurso, enquanto Crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta.
Quanto ao seu mecanismo de Débito e Crédito, é certo afirmar que as contas: a- do banco são debitadas quando efetuado um saque bancário. b- do patrimônio são debitadas quando incorpora um lucro. c- Certo do passivo são debitadas quando obrigações assumidas são quitadas.
correto afirmar que a equação básica patrimonial da contabilidade que não se modifica é 1. ... Ativo + Direitos = Patrimônio Líquido (PL).
Resposta. Explicação: O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.
As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. Tal Patrimônio Líquido é formado pelo capital social, reservas de lucro e prejuízos acumulados.
Como o próprio nome aponta, as contas redutoras ou retificadoras são contas que reduzem o saldo de outras contas. Assim, se forem do Ativo devem ter saldo CREDOR e se forem do Passivo ou PL devem ter saldo DEVEDOR. As contas do Ativo são de natureza devedora e as contas do Passivo e PL são de natureza credora.