O tempo de reação é o intervalo de tempo gasto entre a geração de um estímulo e uma ação motora. ... Essa diminuição é importante para atletas de corrida, por exemplo, que, possuindo um tempo de reação menor que o normal, conseguem sair na frente após ouvirem o tiro da largada.
Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Já sabemos que para uma reação acontecer é necessário que as moléculas se rompam, e quanto maior for o contato entre elas, mais fácil fica de se chocarem.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação, mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. ... O catalisador não altera a variação de entalpia.
Valor da energia do complexo ativado com catalisador. (VII) 30 kcal/mol.
∆H = HP - HR A realização do cálculo da variação da entalpia permite identificarmos se a reação é endotérmica ou exotérmica. Se o resultado for negativo, a reação será exotérmica; já se o resultado for positivo, a reação será endotérmica.
A entalpia é a energia térmica envolvida em uma reação ou processo químico. Há cinco tipos de entalpia que podem ser calculados: formação, combustão, ligação, neutralização e dissolução. Esse cálculo do valor da variação de entalpia é importante para determinar se o processo é endotérmico ou exotérmico.