Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia. Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.
Agora, à definição: o que é planejamento estratégico em uma empresa? Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização.
Foi nesse contexto entre os séculos XIX e XX que os Estados Unidos se tornaram a principal potência industrial do planeta. Simultaneamente, tornaram-se o berço para o surgimento uma das primeiras Teorias da Administração: a Administração Científica (Taylorismo).
O planejamento estratégico é uma prática empresarial que passou por uma significativa evolução ao longo do tempo. A forma como as organizações planejam suas ações estratégicas mudou consideravelmente, acompanhando as transformações do ambiente de negócios e as necessidades das empresas.
Uma dica extra é oferecer uma bonificação para o time que atingir suas metas. Reconhecer os colaboradores mostra que a empresa os valoriza pelo trabalho realizado e estimula ainda mais seu engajamento.
Por esse motivo, não envolver a equipe, em especial os líderes, na elaboração do planejamento estratégico pode soar como uma “ditadura” na qual se deve somente cumprir ordens.
O termo que conhecemos hoje como planejamento é moderno e surgiu no século XX, por volta de 1923, na antiga URSS. A partir da experiência russa de planificação da economia, o planejamento avança por todos os setores da sociedade ocidental e a escola não ficou imune a esse movimento.
Isto foi feito através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96). Segundo a lei, o PNE seria elaborado pela União, com colaboração dos demais entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal).
O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligados à visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos-chave, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa quanto do ambiente externo.
Certamente, abrir espaço para ouvir os líderes e colaboradores faz com que se sintam incluídos na tomada de decisões e torna o processo mais efetivo, afinal eles vivem o dia a dia do negócio e podem levantar insights valiosos.
De acordo com o renomado professor Chiavenato, o conceito de planejamento estratégico está associado aos objetivos estratégicos que impactam na direção e na viabilidade dos processos. É a partir da definição desses objetivos, então, que a estratégia para os alcançar é elaborada por meio do planejamento.
O setor surgiu a partir da necessidade detectada nas agências de estreitar a relação entre o cliente, a criação e o público. Os primeiros planejadores eram, em essência, pesquisadores. A atuação do Planejamento na criação de uma campanha vai do início ao fim do processo.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.
Nas origens do planejamento estratégico, essa prática era centralizada e realizada apenas pelos altos executivos das empresas. No entanto, a evolução trouxe consigo uma abordagem mais participativa, envolvendo colaboradores em diferentes níveis hierárquicos. A inclusão de diferentes perspectivas e a participação de stakeholders internos e externos resultam em estratégias mais diversificadas e eficientes.
Para que a Ansoff serve? Assim como outras ferramentas de gestão e análises, a matriz Ansoff é uma plataforma que auxilia o gestor no planejamento estratégico. Por meio dela, é possível traçar cenários possíveis para o negócio, bem como fazer projeções.
Definir um planejamento estratégico também promove um maior alinhamento entre todas as equipes que entendem que estão trabalhando juntas com o mesmo foco. Isso incentiva a colaboração dentro dos times e até entre as diferentes áreas.
O planejamento estratégico define uma ordem de prioridade dos objetivos, o que facilita a identificação de quais ações são mais urgentes para fazer a priorização das tarefas e a organização dos cronogramas de entregas.
Outro aspecto importante do planejamento estratégico é a alocação eficiente dos recursos. Ao identificar prioridades e estabelecer objetivos claros, as organizações podem direcionar seus recursos de forma mais eficaz, evitando desperdícios e maximizando os resultados. O planejamento estratégico também contribui para a identificação de oportunidades de crescimento e para a minimização dos riscos envolvidos em determinadas ações, garantindo uma gestão mais eficiente e eficaz.
Essa necessidade foi acelerada durante a Segunda Revolução Industrial que trouxe transformações que causaram velocidade no ritmo das organizações, como o petróleo e a energia elétrica. ... É planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, de forma eficiente e eficaz, para alcançar objetivos e metas definidas.
Entre as principais características de um Plano de Negócios estão sua formalidade e estrutura. ... Deve ser organizado e preparado para o formato comercial adequado, deve ser sucinto e. ter cerca de 50 páginas, precisando ainda ser persuasivo (convencer todos aqueles que o leem.)Jun. 2, 2020
Características Planejamento Operacional É voltado para as atividades operacionais da organização; Tem origem nos planos estratégicos e táticos; É de responsabilidade dos níveis operacionais; Duração de curto prazo (3 a 6 meses);
Iniciativa e busca de oportunidades Um empreendedor precisa ter a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. As pessoas com essas características geralmente agem com proatividade, estando preparadas para situações adversas.
O caminho para se tornar um empreendedor de sucesso
Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e é um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.
Portanto, se você deseja evitar impasses, ou pelo menos antecipá-los, investir em planejamento é a solução. Quando e como ele é feito? ... "O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar.