Charcutaria: processo de preservação artesanal que atiça o paladar e cria identidade. A charcutaria nasceu como um dos mais antigos métodos de preservação de alimentos da humanidade. ... O que fez nascer a charcutaria foi a necessidade do homem de ter uma carne que pudesse transportar sem estragar ao céu aberto.
Significado de Charcutaria substantivo feminino Comércio ou mercadoria de charcuteiro.
Bélgica
Pessoa que prepara ou vende carnes curadas, como bacon, fiambre, enchidos ou outros produtos de charcutaria.
Como lucrar na charcutaria?
Os alimentos embutidos são produzidos a partir da carne de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, de aves, peixes e frutos do mar, além das vísceras e até sangue dos animais.
Invista na variedade dos sabores Invista nisso e melhore suas vendas. Procure por misturas que funcionem, faça linguiça com carne de cordeiro, carne de boi, de porco ou até mesmo de ervas, o importante é ter o produto para oferecer.
Como ganhar dinheiro em casa fabricando linguiça artesanal?
Feitas com matérias-primas selecionadas, sem uso de aditivos e com tripa de cordeiro, as linguiças artesanais são um complemento requintado para seu churrasco de fim de semana. ... Já para quem aposta no sabor mais leve e clássico, a pedida é a linguiça de pernil, feita com 100% de pernil suíno e especiarias.
– Para vender salame é preciso usar sal de cura! Só que a partir do momento que o objetivo é vender salame você precisa utilizar o sal de cura. Ele é um sal que possui nitrito e nitrato de sódio e serve não só para dar sabor, mas para combater possíveis bactérias e prevenir o ranço da gordura.
O salame possui um ciclo de preparação. Inicialmente, a carne é triturada e, em seguida, são adicionados condimentos para tempera-la. A conclusão desta etapa se dá a apresentação de consistência uniforme da “mistura”. A adição de bactérias não nocivas faz parte da etapa seguinte de produção do salame.
O tipo de salame mais pedido entre os oferecidos pela Seara é o salame italiano, o tipo mais tradicional, com cortes suínos nobres e especiarias. Outro tipo de salame oferecido é o milano, com cubinhos menores de gordura e sabor mais suave. Já o hamburguês tem pimentas visíveis e sabor mais apimentado.
Pendure em varas de madeira em local fresco e ventilado até curar (cerca de 35 dias). * Após embutido, pode-se ou não passar pelo processo de defumação. Caso o salame seja defumado, deve passar primeiro pelo processo de defumação, que é feito em um pequeno cubículo onde será feita a fumaça.
Deixe o salame repousar em temperatura ambiente e umidade elevada, por volta de 80%, durante 12 horas. Nesse tempo a cultura adicionada irá proliferar rapidamente inibindo o surgimento de outros organismos nocivos.
Já a cura acontece a 15º celsius e precisa de um ambiente de pouca umidade. Ela pode ser feita em uma geladeira regulada para a temperatura correta, mantendo em uma parte seca. Durante esse processo, a água vai saindo aos poucos e enrugando o salame.
O salame é um embutido com um sabor marcante, muito comum em tábuas de frios e como recheio de sanduíches. Também é muito comum ser servido puro, como um petisco. Ele também pode entrar em cena no preparo de patês, combinado com macarrão e ainda mais!
Você também pode fritar o salame com vegetais rapidamente em óleo bem quente. Adicione 1/4 de xícara de cada um dos seguintes ingredientes ao salame frito: cenoura, feijão verde, tomate e cebola. Misture sal, pimenta e outros temperos a gosto. Cozinhe em fogo médio por dez minutos e sirva-o quente.
Os produtos de origem animal, quando consumidos em excesso, podem levar ao infarto ou mesmo ao derrame, e por isso, os nutricionistas costumam recomendar o consumo moderado como no caso do salame.
Modo de preparo - Corte as fatias de salame ao meio. - Disponha o salame, um ao lado do outro, sobre a tira de massa e dobre a tira para segurar as fatias. - Enrole formando uma flor e coloque em uma forma de cupcake para que não abram. - Leve para assar por 20 minutos.
É muito simples: dobre a fatia duas vezes e encaixe direitinho no meio dos queijos. Faça o mesmo com a outra fatia. As duas formam uma flor.
Modo de preparo Dobre ao meio cada fatia de mortadela e enrole em uma bolinha de mussarela, formando uma flor. Repita a operação com a mortadela e a mussarela restantes e arrume as flores em um prato. Salpique com pimenta-rosa. Leve à geladeira, cobertas com filme plástico.
É muito simples, dobre ao meio uma fatia de mortadela. e siga dobrando colo um leque. Ao final você terá a fatia de motadela dobrada em formato de leque, e em tira. Enrole essa tira de leque e você formará lindas rosas de mortadela.
Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume-os da borda para dentro, sobrepondo as fatias uma a uma. Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor.
O que servir em uma mesa de frios
Para montar uma mesa de frios, algumas sugestões são: