É porque Capitu tinha olhos grandes e rasgados como de umas ciganas. logo olhos de ressaca, se refere a ressaca do mar, pois quando o mar enchia de mais. transbordava e sai tragando tudo que estivesse pela frente. assim os olhos de Capitu, o olhar dissimulado que e capaz de sugar toda energia de Bentinho..
Capitu era misteriosa, enigmática - tanto que é que o livro foi escrito de modo a deixar tanto o leitor quanto os personagens da história em dúvida sobre seu caráter. Por isso José Dias diz que os olhos dela eram oblíquos, dissimulados, e isso é uma metáfora para dizer que: a moça esconde o que ela verdadeiramente é.
Capitu, conhecida por seus "olhos de ressaca" e Bentinho com sua insegurança em relação à ninfa (como a chama no primeiro beijo do casal), nos faz lembrar dos nossos próprios medos e receios.
O narrador caracteriza os olhos de Capitu como "olhos de ressaca" porque assim como a ressaca do mar, os olhos de Capitu têm o poder de atrair e arrastar o que encontrar. ... Para o narrador, Capitu tinha os olhos como estas ondas, que são profundas, altas e ameaçadoras, levando consigo tudo que estiver em seu caminho.
Dom Casmurro Cap. XXXII “Olhos de ressaca” [...] Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua e dissimulada.” Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim.