EQST

O Qu Erupço Na Odontologia?

O quê é erupção na odontologia?

O processo de erupção dental pode ser definido como o movimento migratório realizado por um dente em formação, movendo-se do seu local de desenvolvimento dentro do processo alveolar para a posição funcional na cavidade bucal.

Como ocorre a formação da dentina?

A formação da Dentina é Centrípeta e do Esmalte é Centrífuga. As células da Crista Neural, migram para a região do Ectomesênquima Oral. As Células do Epitélio Oral de proliferam formando a Banda Epitelial Primária que se divide em Lâmina Vestibular e Lâmina Dentária.

Quais são os primeiros dentes a erupcionar?

Os primeiros dentes erupcionados foram os incisivos centrais inferiores. A média de erupção no sexo masculino foi de 9,7±1,9 e, no feminino, de 9,5±1,9 meses, ambas corrigidas para a prematuridade (p=0,98).

O que é gengivite de erupção?

Essa patologia ocorre quando o dente apresenta dificuldade para vencer resistências e irromper na arcada dentária, permanecendo a face oclusal ou incisal de sua coroa recoberta por um capuz de mucosa gengival, favorecendo um processo inflamatório de natureza traumática.

Qual a diferença de irrupção e erupção?

'Irrúmpere' significava romper para dentro, e 'erúmpere' significava romper para fora. Irrupção é o substantivo relativo ao verbo irromper. Erupção é acompanhado por verbos modalizadores. Daí surgirem frases como: «Ele teve uma erupção na pele», «O vulcão entrou em erupção», etc.

Quando precisa arrancar o dente?

8 situações em que o dente precisa ser extraído 1) Cáries muito extensas: principalmente quando envolve a raiz do dente. 2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa.

O que é um cisto na gengiva?

O cisto dentígero é um dos cistos mais frequentes na odontologia e acontece quando há acúmulo de líquido entre as estruturas de formação do dente não erupcionado como o tecido do esmalte do dente e a coroa, que é a parte do dente que fica exposta na boca.

O que causa um cisto na boca?

O surgimento está provavelmente relacionado a uma alteração no tecido epitelial do esmalte após a formação completa do dente. Esse tipo de cisto é uma variação do cisto dentígero, porém associado a dentes de leite ou permanentes que estejam passando por um processo de erupção.

O que é um cisto de retenção?

RESUMO: O cisto mucoso de retenção é uma lesão caracterizada pelo aumento volumétrico de líquido nos tecidos após uma obstrução parcial ou completa do ducto excretor glandular, o que provoca retenção da secreção e dilatação ductal.

O que é um quisto no dente?

Um quisto dentário é uma espécie de saco que se forma junto dos dentes, acumulando bactérias e células mortas sob a forma de um material líquido ou parcialmente sólido.

O que pode ser um caroço na raiz do dente?

Um abcesso dentário ou abscesso dentário é um acúmulo de pus, resultante de uma infeção dentária. Possui a forma de uma bolsa visível com aspeto de “cisto, caroço ou bolha na gengiva ” ou de “pequena bola branca ou de cor esbranquiçada e de conteúdo purulento.

Como é o nervo de um dente?

A polpa, comumente chamada de "nervo", na verdade possui veias e artérias além de fibras nervosas. Ela promove a nutrição do dente durante toda a vida.

O que é um cisto Dentigero?

O cisto dentígero é o segundo cisto odontogênico mais frequente nos maxilares. São sempre radiolúcidos e mais comumente uniloculares. Geralmente são observados em exames de rotina ou quando do não irrompimento de um dente permanente.

Como tratar cisto no maxilar?

O cisto maxilar normalmente deve ser removido cirurgicamente, porém além da lesão em si, deve-se avaliar se há um agente causador, ou elemento dental envolvido. Nesse caso avaliar a necessidade de remoção ou tratamento do mesmo.

O que é cisto de retenção no maxilar?

Geralmente cisto de retenção em seio maxilar são assintomáticos e, muitas vezes, achados incidentais nos exames. Geralmente não é necessário fazer intervenção cirúrgica, apenas acompanhamento, salvo em situações em que o cisto possa estar relacionado com alguma sintomatologia.

O que é um cisto de retenção no maxilar?

É dificil afirmar qualquer coisa sem ver as imagens, mas fique tranquilo pois muita vezes este cistos de retenção se formam no assoalho dos seios maxilares e se desenvolvem por hipertrofia da mucosa por estímulo alergico, sem maiores repercussões e na maioria das vezes não precisam ser removidos cirúrgicamente.

O que é Cisto mucoso no maxilar?

Imagens de cisto mucoso do seio maxilar tem forma claramente definida, massa uniforme, homogênea, radiopaca, com forma de cúpula no assoalho, contrastando com o aspecto radiolúcido aerado sinusal típico. A maior parte das ocorrências é no sexo masculino, entre 20-30 anos, no lado direito.

É possível engravidar com um cisto?

Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.