Squamata ou escamados são um grupo de répteis que, como o próprio nome indica, apresentam o corpo recoberto por escamas. Nesse grupo estão incluídas as serpentes e os lagartos. As serpentes são animais muito temidos, principalmente pelo fato de que algumas espécies apresentam venenos poderosos e até mesmo letais.
Peixes do mar com escamas Tainha, sororoca, sargo-de-dentes, sardinha, pargo, salmonete, salmão, pampo, robalo, pescada, olho-de-boi, pargo, olhete, namorado, miraguaia, mero, merluza, manjuba, linguado, gordinho, garoupa, castanha e dourado-do-mar.
O termo peixes de couro é a designação comum a determinados peixes teleósteos, siluriformes, que possuem o corpo desprovido de escamas ou revestido de placas ósseas. Tais peixes são representados pelos bagres e cascudos, dentre outros.
Prefira consumir peixes que tenham escamas e barbatanas, como arenque, salmão, pintado, bacalhau e atum. Nesse caso, as escamas funcionam como uma barreira natural à absorção de toxinas.
"cascudo-o-peixe-tem-barbatanas"
O Mapará, também conhecido como mapurá, é um peixe de água doce, de carne muito saborosa e suave, praticamente sem espinhas. Tem origem no estado do Pará, onde sua pesca é um evento cultural muito tradicional que envolve a população nativa em uma grande festa.
Os peixes que possuem escamas não são reimosos. Segundo a literatura a característica reomosa dos alimentos está associada principalmente a animais de dieta carnívora, como os peixes de pele, ou de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões.
Então, para saber se um peixe é remoso, basta olha se ele possui escamas ou couro recobrindo a sua superfície....Temos como bons exemplos de principais peixes reimosos: