Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
A apropriação de custos, também chamada de apontamento de custos, é o trabalho de coleta de dados que alimenta os sistemas de custeios das empresas.
Dois caminhos são apropriados aos pequenos comerciantes:
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Para mensurar o custo da mão de obra indireta e poder elaborar um planejamento de MOI, os empreendedores costumam usar métodos de rateio ou de divisões proporcionais para chegar a um custo aproximado da participação da mão de obra indireta.
Uma mão de obra indireta nada mais é aquela em que o trabalho é feito por meio de supervisão ou apoio para a produção. Ou seja, eles não fazem diretamente a fabricação de um produto ou serviço.
1 Orçamento de Mão de obra direta é o planejamento e o controle de Mão de obra direta necessária a produção, ou seja, a Mão de obra envolvida diretamente na produção.
A maneira mais fácil de calcular esse valor é verificar o gasto que cabe à empresa, por ano, e dividi-lo pelo número de horas em que o empregado efetivamente se encontra a disposição. Exemplo: Suponha que um operário seja contratado por R$ 100,00 / hora.
É classificada como mão de obra direta, quando se está apurando custo em nível de tipo diferente de produto: a) Toda aquela existente na empresa.