Os sinais clínicos considerados em uma PCR são: Inconsciência. Ausência de movimentos respiratórios....Os principais sintomas que precedem uma PCR são:
Pires (2006) afirma que a parada cardiopulmonar é a cessação da circulação e da respiração; é reconhecida pela ausência de pulso e apneia em um paciente inconsciente.
c) O procedimento “ver, ouvir e sentir se há respiração” é a primeira conduta a ser adotada pelo socorrista durante o Atendimento Cardiovascular de Emergência.
Clique aqui para abrir o player de áudio. Sempre abrir. Recebe o nome de parada cardiorrespiratória (PCR) a abrupta e inesperada interrupção da circulação sanguínea, consequente da parada dos batimentos cardíacos que são responsáveis pela manutenção do débito cardíaco.
As causas da parada cardiorrespiratória são várias, podendo ser resultado de: choque circulatório, choque séptico, trauma, doença cardiovascular, entre outras. Um infarto pode causar parada cardiorrespiratória, já que este pode prejudicar o músculo do coração, impedindo-o de se contrair vigorosamente.