EQST

Qual Teoria Da Posse Foi Adotada Pelo Cdigo Civil?

Qual teoria da posse foi adotada pelo Código Civil?

Nosso Código Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering, pois não trouxe como requisito para a configuração da posse a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono dela. Exige-se tão somente a conduta de proprietário.

Quais os direitos do possuidor de boa fé?

O possuidor de boa- tem direito à indenização das benfeitorias necessárias e úteis, bem como, quanto às voluptuárias, se não lhe forem pagas, a levantá-las, quando o puder sem detrimento da coisa, e poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias necessárias e úteis.

Como podem ser classificados os direitos reais?

Esse tipo de direito real divide-se em: DIREITOS REAIS DE GOZO OU FRUIÇÃO – são assim classificados a superfície, a servidão, o usufruto, o uso e a habitação. ... DIREITOS REAIS DE GARANTIA – têm por objetivo garantir o cumprimento de uma obrigação. São eles: o penhor, a hipoteca e a anticrese.

Quais são os direitos reais?

1.

O que é um direito real?

Direito real é um conjunto de princípios e regras que disciplina uma relação jurídica entre pessoas tendo em vista bens. ... As relações são entre pessoas. Por isso é que não se deve falar em direito das coisas. Um segundo conceito diz que o direito real é o estudo do estado atual da propriedade.

O que é direito real de propriedade?

É a propriedade o direito real de maior expressão e conteúdo e o mais amplo. ... Quem é proprietário é titular e possui a faculdade de usar, gozar, dispor, e ainda ius perseqüendi, que é reivindicar a coisa com quer que injustamente a possua, detenha ou retenha. (art. 1.

Quais são os direitos reais sobre bens móveis?

São direitos reais considerados no art. 1.

Quais são os direitos reais sobre coisas alheias?

O Código de 2002 inicia, a partir do art. 1.

O que é direito real de superfície?

O Direito de Superfície é uma concessão atribuída pelo proprietário do terreno a outrem, para construção e utilização durante certo tempo, salvo para realização de obra no subsolo a não ser que inerente ao objeto da concessão, que pode ser gratuita, ou mediante pagamento de valor fixo à vista ou parcelado.

O que é a concessão de direito real de uso?

A Concessão de direito real de uso (CDRU) pode ser conceituada como um direito real tipificado pela legislação nacional, instrumentalizado por meio de um contrato; trata-se de um direito real resolúvel sobre coisa alheia, a qual pode ser bem público ou privado, onde o bem é destinado à utilização privativa, devendo sua ...

Qual a diferença entre concessão de uso e concessão de direito real de uso?

A concessão de direito real de uso diferencia-se da concessão de uso, por abranger finalidades específicas que atendem o interesse social. Por outro lado, na concessão de uso, a administração concede a um particular a utilização de um bem de seu domínio.

O que é uma concessão de uso?

Concessão de uso pode ser definida como uma modalidade de contrato administrativo, submetido ao regime jurídico de direito público, firmado por órgão ou entidade da Administração Pública, cujo objetivo é o uso privativo de bem público. ... Todos esses institutos se destinam à utilização privativa de bens públicos.

Quem tem direito real de habitação?

De acordo com o artigo 1.

Quando se perde o direito real de habitação?

Somente ocorrerá a perda do direito real de habitação, no caso do cônjuge ou companheiro supérstite vir a se casar novamente ou, manter união estável. Tratando da questão atinente à convivência, que não seja "more uxório" ela existindo na forma do disposto pela Súmula nº.

Quando cessa o direito real de habitação?

Direito real de habitação também cessa com união estável, decide STJ. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça - STJ decidiu, na semana passada, que o direito real de habitação após morte do cônjuge cessa também ao ser constituída união estável pelo cônjuge sobrevivente.

Como é a sucessão na união estável?

A companheira ou o companheiro participará da sucessão do outro quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições seguintes: I - se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho; II - se concorrer com descendentes só do autor da ...

Como o STJ interpreta a regra caso o falecido tenha deixado bens particulares?

ART. 1829, I, DO CÓDIGO CIVIL. ADEQUADA INTERPRETAÇÃO. - Na hipótese de o autor da herança ter deixado bens particulares, deve o cônjuge sobrevivente concorrer com os descendentes, apenas quanto a estes bens, uma vez que já está preservada sua meação sobre os bens comuns constituídos pelo casal.

Qual o quinhão do companheiro quando concorre com outros parentes sucessíveis?

1.

O que é companheiro e cônjuge?

Não há concorrência quando o casamento for de comunhão universal e separação obrigatória de bens. Em conclusão, o cônjuge ou companheiro, seja de família hétero ou homoafetiva, tem qualidade de herdeiro necessário concorrente, independentemente do regime de bens estabelecido no casamento ou união estável.

É possível concorrer na mesma herança cônjuge é convivente?

II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge; ... Nesse caso, pela regra do artigo 1.

Quem pode ser considerado cônjuge?

Nosso Código Civil Brasileiro em seu art. 1.

Quem é considerado cônjuge?

Com o advento do Código Civil de 2002, o cônjuge e o(a) companheiro(a) passaram a não ter os mesmos direitos no que se refere ao regime sucessório, isto é, o(a) companheiro(a) só tinha direito a herança em relação aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável.