Ranhuras, depressões e sulcos nas unhas podem surgir depois de lesões, como uma batida forte; ou a doenças, como sarampo, caxumba e até mesmo descontrole na diabetes. Essas marcas também podem indicar que seu corpo está com quantidades insuficientes de zinco.
Ter as unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
Sim, as unhas descamando podem estar associadas a doenças, como, por exemplo, onicomicose (micose de unha), alergias, hipotireoidismo, psoríase, hipovitaminose, entre outras, ressalta Sara. Porém, as unhas descamando podem também ter causas mais simples, associadas a hábitos do dia a dia.
Unha descamando? Cinco dicas para acabar de vez com o problema
Dentre todas as possíveis causas para o enfraquecimento das unhas, a primeira a ser observada é a deficiência de vitaminas, em especial da vitamina D. Isso porque a absorção de cálcio pelo organismo é regulada pela presença dessa vitamina.
A vitamina D pode ser obtida a partir do consumo de óleo de fígado de peixe, carnes e frutos do mar....
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.