Considerando o significa- do estrito do termo “erupção dentária”, poderia ser definido como sendo a incisão da gengiva realiza- da pelo dente1. Em sentido mais amplo, a erupção dentária pode ser entendida como toda movimen- tação fisiológica do dente, desde a sua formação até atingir uma posição funcional.
O estágio de formação do dente sucessor é outra consideração importante para a indicação de tratamento pulpar conservador em dente decíduo, pois a extração está indicada quando o sucessor atinge o estágio 8 de Nolla2,3, ou seja, quando o dente permanente possuir 2/3 de raiz formada.
Outras causas de atrasos na erupção: Desnutrição da mãe durante a gestação e da criança nos primeiros meses de vida. Síndrome de Down. Síndrome de Tuner.
Com o dedo limpo, esfregue a gengiva do bebe na região onde o dente está nascendo, isto trará alivio. Salivação excessiva é parte do processo de rompimento da gengiva pelos dentes. Para evitar a irritação da pele, mantenha um pano limpo à mão para secar o queixo de seu bebê.
Cronologia da dentição Os primeiros a nascer são os dois dentes da frente da parte inferior, geralmente quando o bebê tem cerca de 6 meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente; o primeiro dente do bebê pode surgir a partir dos 5 meses até 1 ano.