Desse modo, seu conceito pode ser definido como “o estudo das necessidades e vontades de seus consumidores”. Assim, é considerado endomarketing o conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os colaboradores, bem como o engajamento de todos.
O conceito de endomarketing envolve ações de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivo à formação profissional, entre outras. Por isso, deve ser planejado e executado em conjunto por duas áreas de uma empresa: o marketing e o RH.
Alguns exemplos de endomarketing são: Campanhas de branding para atrair talentos ou para reter aos colaboradores (endobranding); Ações de reconhecimento profissional; ... Ações para promover o alinhamento dos funcionários à estratégia da empresa.
Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores.
Endomarketing é um conjunto de iniciativas destinadas ao público interno da empresa, ou seja, aos seus colaboradores. Por ter como foco o atendimento aos desejos e necessidades dos trabalhadores, também é chamado de marketing interno.
Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.
Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca, vestirem a camisa da empresa, defenderem um propósito e o que a organização oferece.
Partindo do princípio de que um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, são exemplos de ações:
Agora que você sabe o nível hierárquico da comunicação dentro de uma empresa, conheça os tipos de comunicação interna.
O endomarketing é um importante instrumento de gestão, que foca no desenvolvimento de ações para o público interno e visa o aperfeiçoamento do clima organizacional. Entre as consequências dessa melhoria estão o engajamento e motivação da equipe e redução de turnover.
Planejamento de Endomarketing em 6 Passos
Os processos para a construção do plano de comunicação são os seguintes:
Veja abaixo 10 ações de endomarketing que a sua empresa pode fazer e inspire-se para implantar essas e novas ideias:
A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar os resultados almejados e, quando bem trabalhada, auxilia na integração entre os colaboradores. Mas o processo somente é bem sucedido quando o destinatário recebe, compreende e interpreta a mensagem.
Houve uma mudança muito grande, na forma em que nos comunicamos, mas a essência, o principal objetivo, é o mesmo, passar informações, de forma clara, aos nossos interlocutores. ... Portanto, comunicação é o processo de transferir significado de uma pessoa para a outra, na forma de ideia ou informação.
A maneira que você vai divulgar, promover ou contar para o seu público-alvo que você tem este produto que atende às necessidades deles é o seu objetivo de comunicação. É aí que entra o papel das campanhas de marketing digital, como você vai comunicar a sua mensagem.
O sucesso da comunicação organizacional se relaciona, sobretudo, com a capacidade de gestores transmitirem os valores da instituição, construírem um bom clima no ambiente de trabalho e garantirem que todas as mensagens e tarefas sejam transmitidas de forma eficaz.
Um bom plano de comunicação interna é essencial para o planejamento estratégico das empresas. Ele estabelece de que maneira a comunicação organizacional vai atuar internamente e deve incluir questões como objetivo, mensagem, abordagem, avaliação, diagnóstico e outros temas importantes.