O monóxido de carbono - CO - é um gás tóxico, invisível, sem cheiro ou sabor e que resulta de uma deficiente combustão, qualquer que seja o combustível utilizado: lenha, carvão, gás (butano, propano ou natural), entre outros. A sua presença no ar não é preocupante desde que em níveis baixos.
A existência da camada de ozônio na estratosfera é fundamental, pois ela impede que grande parte das radiações ultravioleta atinja a superfície terrestre. ... Aumento da temperatura do planeta (aquecimento global), já que um maior número de raios ultravioleta atinge a superfície da Terra, aumentando a retenção de calor.
O Buraco de Ozônio na Antártica atingiu seu tamanho máximo anual em cerca de 24,8 milhões de quilômetros quadrados, cerca de três vezes a área continental dos Estados Unidos, em 20 de Setembro.
A camada de ozônio (O3) é formada por gases atmosféricos, que se encontram entre 20 km e 35 km de altitude, na estratosfera. Sua função prioritária na atmosfera terrestre é filtrar e impedir a passagem dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) para a superfície da Terra.
Na termosfera a temperatura volta a aumentar com a altitude, e rapidamente. Ela atinge, em média, 1.
Troposfera
50% da atmosfera, em massa, está a uma altitude inferior a 5,6 km; 90% da atmosfera, em massa, está a uma altitude inferior a 16 km; da atmosfera, em massa, está abaixo de 100 km de altitude, embora nas camadas rarefeitas acima, existem auroras e outros fenômenos atmosféricos.
O planeta Terra possui três grandes camadas: crosta terrestre; manto; núcleo.