Significado de tornar Alterar, modificar ou passar a possuir uma nova condição, estado: ele se tornou médico; a mãe tornou a filha escritora. Retornar ao local de onde se estava; regressar: ele tornou a chegar; os tripulantes tornaram-se para o avião. Retornar algo a alguém; devolver: tornou o cão ao dono.
Tornaram vem do verbo tornar. O mesmo que: regressaram, devolveram, reconduziram, voltaram, responderam, apelaram, alteraram, modificaram, retornaram.
Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo tornar, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Tornaram é a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo.
Tire Sua Dúvida. A colocação pronominal depende da existência de um termo anterior ao verbo que atraia o pronome, isto determinará se você vai usar o pronome pessoal do caso oblíquo “se” antes ou depois do verbo. No caso do exemplo dado, as duas formas “tornam-se ou se tornam estão corretas”.
O mesmo que dizer que se fez, que se criou. Fez-se adulto com 30 anos.
A tia fez com que eu me irritasse....fazer.
Modo indicativo
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
As locuções ter que e ter de estão corretas e são sinônimas. Indicam o ato de ter obrigação ou necessidade de fazer alguma coisa. Diversos dicionários atestam que essas duas expressões são equivalentes. Os falantes podem, assim, utilizar as duas locuções porque ambas são muito usadas e socialmente aceitas.
Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.
A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio.