Promover maior participação da sociedade no Controle da Gestão Pública.
Resposta. Resposta: Uma organização não governamental, sem fins econômicos.
VOLUNTÁRIOS – Qualquer cidadão pode ser voluntário do Observatório Social, desde que não tenha vínculos político-partidários. Para saber como é o trabalho da entidade e como participar, basta ligar para (44) 3421-5404.
O primeiro Observatório Social surgiu em 2004 num rastro de desvio de recursos da prefeitura de Maringá. O ex-prefeito Jairo Gianoto foi preso e condenado. Hoje responde em liberdade. A vizinha cidade Campo Mourão seguiu o exemplo.
Pode participar do OSB local uma pessoa com filiação partidária? Não. Nenhum envolvido no Sistema OSB pode ser filiado ou vinculado a qualquer partido há, pelo menos, 6 meses (vide Estatuto Social).
Empresários, estudantes, professores, aposentados, donas de casa, profissionais de diversos setores e quem mais tiver interesse em participar, pode atuar em diversas ações desenvolvidas. Para saber mais sobre o trabalho do Observatório Social do Brasil, acesse o site: osbrasil.org.br.
Um observatório nasce do sonho coletivo de cidadãos comuns, que querem transformar sua indignação em ações que tragam resultados positivos para sua realidade. Torna-se uma instituição independente, um órgão de controle social, que tem como meta fiscalizar os gastos públicos, evitando o desperdício de recursos.
Registros
Significado de Observatório substantivo masculino Local de onde se observa. Edifício para observações astronómicas e meteorológicas. Mirante.
O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma associação sem fins lucrativos que busca promover a transparência e o controle social dos gastos públicos em todo o País.
Um observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências:astronomia, climatologia, geologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia e eventualmente para fins militares.
Os radiotelescópios funcionam a partir da detecção de ondas eletromagnéticas vindas de corpos celestes que compõem o universo. Os radiotelescópios são instrumentos utilizados para a investigação de corpos celestes, pois captam ondas eletromagnéticas que estão fora do intervalo visível.
A partir de uma abordagem interdisciplinar o Observatório procura articulação entre Estado, campo acadêmico e sociedade civil, fomentando espaços de disseminação de conhecimentos e a sua tradução em subsídios para elaboração de políticas públicas. ...
Um observatório espacial é um conjunto de um ou mais telescópios com seus instrumentos associados, posto em órbita fora da atmosfera terrestre, com o propósito de efetuar observações astronômicas que seriam muito difíceis se fossem realizadas na superfície da Terra.
O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronômico mais produtivo do mundo. ... No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronômico ótico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio.
Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Com a proclamação da república, em 1889, o Imperial Observatório do Rio de Janeiro passou a se denominar Observatório Nacional.
15 de outubro de 1827
Missão: Realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, formar pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitar profissionais, coordenar projetos e atividades nessas áreas e gerar, manter e disseminar a Hora Legal Brasileira.
Sede do Observatório Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. O Observatório Nacional (ON) é uma instituição científica localizada no número 77 da rua General José Cristino, no bairro imperial de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Entre suas finalidades estava a orientação e estudos geográficos do território brasileiro e de ensino da navegação. Com a proclamação da república, em 1889, o Imperial Observatório do Rio de Janeiro passou a se denominar Observatório Nacional.
O Observatório Real de Greenwich (conhecido como Old Royal Observatory de 1957 a 1998, quando o Royal Greenwich Observatory, RGO temporariamente mudou-se para o sul de Greenwich para Herstmonceux) é um observatório situado em uma colina no Greenwich Park em leste de Londres, com vista para o rio Tâmisa ao norte.
Além de demarcar o início das longitudes, é importante destacar outra importante função do Meridiano de Greenwich: a referência para a demarcação dos fusos horários. ... Assim, a cada 15º de longitude oeste, diminui-se uma hora em relação a Greenwich e, a cada 15º de longitude leste, acrescenta-se uma hora da mesma forma.
Como exemplo, tem-se o Meridiano de Greenwich, que é o meridiano 0º com a Linha Internacional de Data, correspondente ao meridiano 180º. São os meridianos que dividem, geograficamente, o planeta em dois hemisférios. Essa divisão ocorre baseada em Greenwich: à esquerda, tem-se o Hemisfério Oeste, e, à direita, o Leste.
Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.