Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica. O aço sae 1045 é mais duro que o aço sae 1020.
A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na tabela periódica é um metal puro, o aço é a “mistura” do ferro (Fe) com o carbono (C). Desta forma, é possível dizer que o aço é uma mistura que utiliza o ferro em sua composição e por isso estão relacionados.
O Aço 1060 é um aço com elevado teor de carbono (0,55 – 0,65%). Quando tratado apresenta má soldabilidade e boa usinabilidade. É utilizado em peças que necessitam resistência ao desgaste como eixos de automóveis e outras ferramentas manuais.
O aço é a liga entre o ferro e o carbono com teor de carbono entre 0,008% até 2% em peso.
O ferro fundido se dá através da liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Para a formação de uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2% a 7%), silício (entre 1 e 4%), podendo conter outros elementos químicos.
Define-se ferro fundido como “as ligas Fe-C cujo teor de carbono se situa acima de 2,0% aproximadamente”. É considerado uma liga ternária Fe-C-Si, já que o silício está muitas vezes presente em quantidades superiores ao do próprio carbono.
c) Quando a porcentagem de carbono é alta na composição do ferro fundido, ele se torna: 1. ( ) mais frágil; 2.